“As relações de trabalho no Metaverso”

Foto: divulgação

Por: Informações jurídicas

22/07/2022 - 05:07

Metaverso é um universo virtual imersivo e coletivo onde pessoas reais interagem entre si por meio de avatares digitais, podendo nesta ferramenta tecnológica realizar as mais variadas atividades do nosso dia a dia, tais como, trabalhar, realizar negócios, fazer compras, lazer, entre outros.

Trata-se de uma ferramenta à disposição do desenvolvimento da sociedade para implementação da comunicação humana, e também da transformação digital.

A ideia da criação de uma nova realidade digital se tornou muito popular após a mudança do nome da empresa do Facebook para Meta. A Empresa anunciou a criação de um espaço virtual, onde equipes de trabalho podem se reunir utilizando funcionalidades de realidade virtual.

Nesta plataforma, os colaboradores podem personalizar seus avatares e interagir em videoconferências, sem sair do local onde executam suas atividades de forma remota.
Esta realidade também já vem sendo difundida em várias outras empresas, inclusive no Brasil, tais como as Empresas do Grupo Carrefour, Banco HSBC, Ambev, por exemplo, que já possuem seus espaços no Metaverso.

O objetivo da plataforma no aspecto profissional é que haja uma redução no tempo de conclusão de tarefas por parte de sua equipe, elimine a necessidade de reuniões presenciais e deslocamento desnecessários, inclusive visando o aumento da produtividade dos seus colaboradores.

Uma nova sistemática de trabalho está por vir e com ela surgirá uma nova relação de trabalho, bem como a necessidade de regulamentação específica para proporcionar aos envolvidos a necessária segurança jurídica.
Importante destacar que a Pandemia fortaleceu diferentes possibilidades de trabalho à distância, tais como o trabalho de forma híbrida, home office, reuniões e audiências telepresenciais, visto a necessidade de nos reinventarmos e adaptarmos em relação as restrições impostas pela COVID-19 diante do contexto passado, porém, mesmo diante dessas mudanças ainda convivemos com limitações de interação.
O Metaverso elimina esta limitação e permite que o usuário faça parte de um ambiente totalmente detalhado, aproximando o contato com diversas pessoas em diversas localidades de forma segura e rápida. Ademais, permite uma aproximação e contato diário entre o empregado e empregador, o que não é possível no home office, por exemplo.

Vislumbra-se para um breve futuro, ambientes empresariais virtuais coletivos e resolução de disputas online, o uso de óculos de realidade virtual como ferramenta de trabalho de todo o colaborador, a rotina virtual vivida de uma forma completamente diferente da que estamos inseridos na atualidade.

Contudo, é importante estarmos atentos as questões relativas às normas e legislações trabalhistas aplicáveis, pois no mundo do Metaverso, pessoas do mundo inteiro trabalham e interagem num mesmo local, sendo por vezes uma contratante do exterior, com clientes e funcionários no mundo todo.

Ainda, é importante estarmos atentos ao mecanismo de controle de horário de jornada a ser utilizado, considerando fusos horários, cuidados com a ergonomia durante o trabalho, equipamentos utilizados para o trabalho desenvolvido, entre outros regramentos que serão necessários analisar e ajustar entre as partes envolvidas para mitigar eventuais riscos no futuro.

É um avanço inicial muito importante, mas que não pode deixar de lado os cuidados legais, tanto quanto a responsabilidade e direitos do Empregador quanto do Empregado.

Artigo elaborado pelo advogado Célio Dalcanale, sócio fundador da MMD Advogados. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas de Joinville e em Direito pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Positivo, pós-graduação em Direito Empresarial pela Universidade Regional de Blumenau – FURB e MBA em Direito Tributário pela FGV, atua nas áreas de Direito Empresarial, Societário e Tributário.