“O poder da união”

Prof. Diogo Benke | Reitor da Católica - SC

Por: Palavra do Reitor

28/10/2020 - 14:10

Se tem algo que aprendemos neste ano desafiador é que precisamos muito uns dos outros. A necessidade de maior distanciamento social evidenciou o quanto, nós, humanos, somos seres relacionais.

Boa parte do time da Católica de Santa Catarina passou os últimos sete meses aprendendo, ensinando e trabalhando em casa. Mas, não é por isso que estamos distantes. Bem pelo contrário.

Acreditamos no poder da união e realizamos inúmeras ações, logicamente sempre prezando pela segurança e bem-estar dos envolvidos. Foram eventos digitais gratuitos para levar conhecimento à sociedade, ações sociais e inúmeras mobilizações para apoiar o enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Católica SC tem na sua identidade o desenvolvimento de projetos de extensão. Os projetos pedagógicos de cursos contemplam um componente curricular de caráter extensionista denominado Projeto Comunitário, por meio do qual ativamos o processo de consolidação de uma cultura de responsabilidade e integração social. A interação com a comunidade proporciona a reconstrução e a troca de conhecimentos e experiências, o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos envolvidos.

O nosso Programa de Extensão em Projetos Sociais contribui para minimizar as dificuldades pelas quais passam diferentes segmentos da comunidade que formam o entorno e, por outro lado, potencializa e incrementa as boas iniciativas existentes na comunidade, desenvolvidas por todos os cursos de graduação.

Além disso, fazemos questão de estar presentes em fóruns para o debate permanente de temas relevantes para o desenvolvimento da sociedade. Cabe às instituições de ensino somar esforços com a iniciativa privada e o poder público para promover o desenvolvimento econômico sustentável e socialmente responsável.

Precisam estar atentas às necessidades da comunidade e disponibilizar capital intelectual em busca de soluções em termos de logística, sustentabilidade, lazer, qualidade de vida, comunicação e acesso à informação. É das lideranças acadêmicas o papel de disseminar essa visão consciente, que só se estabelece plenamente com o engajamento de docentes e discentes.

Por meio do nosso Programa de Representatividade, buscamos contribuir para o enriquecimento das discussões e a tomada de decisão em relação às políticas públicas e aos encaminhamentos que são realizados pelos conselhos municipais e regionais, núcleos, secretarias e comitês das instituições e organizações do município e região.

Em Jaraguá do Sul, integramos o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); o Conselho Municipal de Habitação; o Conselho Municipal da Juventude (CMJ); o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan); o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI); o Conselho Municipal da Cidade (Comcidade); e o Centro de Inovação – Novale. Estamos presentes também na Comissão De Acompanhamento e Fiscalização do Centro de Inovação e no Conselho Municipal de Inovação (CMI).

Na nossa vizinha Joinville, fazemos nossas contribuições com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti); no Comitê Temático da Educação; no Núcleo de Educação Superior; e no Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan).

Essas são algumas das colaborações que o nosso centro universitário tem feito para fortalecer progressivamente o relacionamento com a sociedade. Trabalhamos permanentemente para eliminar as fronteiras. Prezamos por manter as portas de todas as nossas unidades abertas e fazer a nossa contribuição ativa para que pessoas físicas e jurídicas, unidas ao poder público, somem esforços na construção de uma sociedade mais igualitária, justa e desenvolvida.