“No meio do caminho havia pedras (e também várias flores)”

Prof. Diogo Benke | Reitor da Católica - SC

Por: Palavra do Reitor

25/11/2020 - 09:11

Você já deve ter visto por aí alguns memes fazendo alusões bem-humoradas ao ano de 2020. Em um deles, alguns meninos com números representando anos saltam de uma cama para outra e, quando chega a vez do “garoto 2020”, ocorre uma cena digna de “videocassetada” de programa dominical.

Realmente ninguém esperava viver tudo o que vivemos nesses últimos meses. Foram desafios e perdas que testaram diariamente os nossos limites. Mas não podemos deixar de registrar as conquistas que alcançamos, ainda mais valiosas quando precisamos de coisas boas para nos encorajar. Nós, da Católica de Santa Catarina, felizmente tivemos muitas.

Começamos o ano com a notícia de que a Central de Carreiras da Católica SC foi selecionada como um dos cases vencedores do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC).

Em março, Jeferson Peter, Matheus Modro Krueger e Rafaela Ballerini, acadêmicos da terceira fase de Engenharia de Software, foram os vencedores na categoria Indústria 4.0 do 10º Hackathon Shift Smart Cities.

O evento tinha como propósito o desenvolvimento de soluções voltadas para cidades inteligentes. Quem também se destacou, em maio, foi Marcus Vinicius Pacheco, egresso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC, vencedor da categoria “Prêmio Estudante”, da Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.

Já no segundo semestre, foi a vez do pessoal de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica nos encher de orgulho. Recebemos a notícia de que a Católica de SC conquistou a melhor classificação em Jaraguá do Sul nos quatro cursos de engenharia avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Em outubro, veio também dos cursos de Engenharia mais um motivo para abrir aquele sorriso. Rafaella Ballerini Ribeiro Gomes e Jeferson Peter, alunos de Engenharia de Software, em Jaraguá do Sul, integraram a equipe Aquarela, uma das classificadas em primeiro lugar na etapa regional do Nasa International Space Apps Challenge 2020.

Nossos acadêmicos brilharam também para além das divisas de Santa Catarina. O suplemento “Guia da Faculdade”, veiculado em outubro, no “O Estado de S. Paulo”, destacou seis cursos na edição deste ano. Direito e Engenharia Elétrica, do centro universitário de Jaraguá do Sul, e Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito e Teologia, de Joinville, conquistaram quatro estrelas, em uma escala que vai de um a cinco.

Outro destaque ficou por conta de Gabriela Porto, egressa de Arquitetura e Urbanismo, que ficou em segundo lugar na categoria estudante da região Norte no Concurso Técnico NCD 2020.

E os colegas dela, de Arquitetura e Urbanismo, marcaram presença no Covid-19 Community Memorial Design Competition, inclusive com boas recomendações de profissionais internacionais.

Meus parabéns para Alessandra Branco Moreira, Alexia Manske, Amanda Monaco, Amanda Pereira Espindola, Camila Lemke Inácio, Caroline Deretti, Eduardo Henrique Lutz Cercal, Juliana Bueno Guedes, Leandro Cercal, Luiz Fellipe dos Santos José, Sayonara Becker Noronha Gonçaves.

Em novembro, a Andryely Pedroso, egressa do curso de Nutrição de Joinville, foi uma das selecionadas pelo LinkedIn Top Voices 2020: Brasil. A lista destacou os 25 profissionais brasileiros que tiveram atuação considerada como relevante na plataforma.

Os critérios de avaliação utilizados foram: engajamento (reações, comentários e compartilhamentos dos conteúdos de cada usuário); frequência de publicação; e crescimento no número de seguidores. O período de avaliação foi de um ano, de 1° de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

Ainda neste mês, veio mais uma bela notícia. Paulo Henrique Auada, nosso egresso de Engenharia Civil, teve seu artigo escolhido como o vencedor do Prêmio Sem Fronteiras por 55% dos votos dos participantes do 7º Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras.

Ele desenvolveu um projeto de estudos técnicos para implementação da rede de saneamento básico na comunidade Caminho Curto, de Joinville.

Quanta coisa legal, né? E mesmo em um ano bem desafiador. Graças aos nossos acadêmicos e professores, que merecem um 10 com estrelinhas na disciplina de resiliência.

E você? Como foi 2020? Estamos a poucos dias do último mês deste ano começar, por isso, deixo aqui o meu convite: permita-se olhar para trás e encontrar na sua vida também as flores em meio ao deserto. Tenha certeza, elas existem.