“46 intensos e prósperos anos”

Foto divulgação.

Por: Palavra do Reitor

11/09/2019 - 08:09

Chegamos aos 46 anos! A nossa trajetória em Santa Catarina começou aqui mesmo, em Jaraguá do Sul, em 1973, com a criação da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos.

A iniciativa de lideranças locais foi capitaneada por Elemar Scheid, um padre apaixonado pela transmissão do conhecimento, que tem seu nome gravado na nossa biblioteca, pelas ruas da cidade e na nossa história

O primeiro curso da FERJ, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Logo mais, em 1978, a primeira turma concluía seus estudos. Em 1985, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) instituía o Centro de Ensino Superior de Jaraguá do Sul. Uma nova identidade nascia em 2000: o Centro Universitário de Jaraguá do Sul (Unerj).

Outra bem-vinda mudança ocorria em 2009: a FERJ firmava aliança educacional com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para incrementar a capacidade de inovação tecnológica da instituição e contribuir para o desenvolvimento social. Essa missão continua presente no nosso cotidiano e possibilita excelentes resultados, como as boas novidades vindas do curso de Direito, por exemplo.

Os acadêmicos obtiveram 46,30% de aprovação na segunda fase do 28º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O percentual representa o primeiro lugar dentre as instituições de ensino superior privadas de Santa Catarina e o segundo na classificação geral no Estado.

Nessas décadas, tivemos a satisfação de servir como um grande canal para oportunidades. Recentemente, abrimos inscrições aos interessados em ingressar ou retornar à instituição por meio de mais de 400 bolsas de 50% a 100% para os cursos presenciais, semi-presencial e EAD em Jaraguá do Sul e Joinville.

Temos sido bem produtivos. Aproveitamos até o período de recesso em julho para contribuir para a formação de 74 alunos da Escola Vitor Meirelles, de Jaraguá. A garotada do projeto Sonho de Férias participou no campus de uma série de oficinas sobre temas como “Artesanato”, “Brincando com as Cores”, “Música”, “Robótica” e “Taekwondo”.

Além disso, recebeu orientações sobre saúde bucal, assistiu a contações de histórias e participou de brincadeiras ao ar livre.

O Sonho de Férias é realizado desde 2013 pela ACIJS em parceria com o 14º Batalhão. A Católica SC é uma das apoiadoras.

O centro universitário também integra outras ações de impacto social na cidade, como a promoção de eventos em asilos, atuação em lares de crianças em situação de risco e apoio em eventos da Prefeitura de Jaraguá.

Essas foram apenas algumas amostras do que tem sido o nosso segundo semestre na Católica. E tem mais, muito mais: estreamos a Semana Acadêmica de Psicologia, lançamos as atividades do projeto de extensão “Iniciação Científica na Universidade” e o time do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo realizou sua primeira entrega do projeto para o Complexo da Polícia Civil.

Celebramos, no fim de agosto, a formatura do Curso Superior EaD de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Foi a primeira turma de Educação a Distância a concluir a graduação e no dia 27 de setembro, teremos uma nova cerimônia de conclusão de curso. Desta vez, do polo de Jaraguá, na Scar.

Além disso, fizemos sessões de cinema, treinamos nossos colaboradores, promovemos cursos, viabilizamos apresentações culturais, obtivemos avaliações positivas de cursos a distância, estivemos presentes em reuniões em entidade… e tudo, claro, sem nunca perder de vista o firme propósito de preparar os acadêmicos para serem profissionais de excelência.

Celebrar essas conquistas só é possível graças ao engajamento integral do time. Então aqui vai o meu muito obrigado para cada aluno, professor, gestor e funcionário, que colabora diariamente para a construção da nossa história de sucesso. Parabéns a todos nós!