O cálcio é muito importante, principalmente na mulher pós-menopausa e no homem com mais idade. Mas a dose e a quantidade de cálcio vão ser determinadas pelo médico e pelos exames complementares.

A principal função do cálcio é evitar o risco de fraturas. O cálcio não tira a dor do paciente, serve apenas para prevenir ou tratar a osteoporose e, assim, reduzir a chance do osso quebrar.

O cálcio não age nas articulações, portanto não tem a capacidade de agir na dor, muito menos na cartilagem. Infelizmente, o desgaste da cartilagem é o que causa a dor no paciente.

A cartilagem é formada por poucas células, chamada condrócitos, que não têm capacidade de regeneração. Tem muita água também na cartilagem, glucoproteinas e colágeno.

Drogas antigas e novas têm sido usadas para a cartilagem, com o objetivo de diminuir a dor do paciente. Medicamentos muito conhecidos como a glicosamina e controetina, têm sido usados em larga escala, mas não existe nenhuma comprovação científica de que estes remédios façam cartilagem nova.

Esses remédios atuam para fortalecer a cartilagem já existente e hidratar, mas mais estudos precisam ser realizados. Outro medicamento que agora esta na moda é o colágeno, muito vendido e consumido principalmente por mulheres que querem melhorar a pele, as unhas e os cabelos. A atuação do colágeno nas articulações, que são ingeridos via oral, também necessitam de mais estudos.

Mais pesquisas necessitam ser realizadas, hoje na medicina, não há um consenso do que receitar para o paciente com artrose. O efeito placebo nessa área ainda é muito grande.

Os guias dos Estados Unidos para o tratamento da artrose continuam sendo o mais conservadores possível . Aliviar a dor do paciente com analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, fazer fisioterapia para o alívio da dor, reforço muscular.

Exercícios sem impacto ainda continuam sendo o remédio mais bem gasto pelo paciente. Cirurgias são realizadas em casos em que o tratamento conservador por longo tempo falha.

Sobre Daniel Antonio Wulff CRM 8535 Médico dos atletas e pós-graduado em cirurgia de joelho e quadril.