“Fim da dor com cirurgia de prótese no quadril”

Por: Daniel Antonio Wulff

09/10/2018 - 09:10 - Atualizada em: 09/10/2018 - 09:24

A cirurgia de prótese no quadril é um procedimento para substituição articular, que consiste na retirada do osso gasto do quadril e a colocação de uma prótese de metal na articulação. A cirurgia apresenta altos índices de satisfação porque retira literalmente “com a mão” a dor e a patologia do paciente.

A partir da década de 80, com o avanço das técnicas cirúrgicas, as cirurgias começaram a ter bons resultados. No passado bem distante, todo tipo de material já havia sido tentado para substituir a articulação, desde acrílico, tefl on, pele, animais, entre outros, mas sem bom resultado.

Atualmente, com a tecnologia de novos materiais, menos alérgicos, com maior aceitação do corpo humano e que provocam menos desgaste, a cirurgia de prótese no quadril tem sido muito mais realizada, mesmo em pacientes mais jovens.

Diversos tipos de tamanhos e combinações de próteses permitem ao cirurgião escolher o melhor tipo de prótese para cada paciente, cada vez com resultados melhores.

Lembro que quando terminei minha pós-graduação em cirurgia do quadril, em 2004, na universidade Federal do Paraná, com o mundialmente conhecido e renomado doutor Paulo Alencar, realizar cirurgia de próteses no quadril em pacientes mais jovens era um crime na medicina.

Hoje, para vocês terem uma ideia, para ver a evolução da cirurgia de quadril, minha paciente mais jovem de prótese tem 17 anos de idade. Nesta paciente, usei uma mini prótese de quadril de cerâmica. Espero revisar esta prótese daqui a muitos anos e espero que essa paciente fique por mais de 30 ou 40 anos sem dor no quadril, até um dia apresentar desgastes.

Antigamente as próteses de quadril tinham muito pouca durabilidade. O meu paciente mais idoso operado tinha 92 anos e está com os seus 95 anos, atualmente, vivendo muito bem na bela cidade de São Bento do Sul.

Sempre lembro que é uma cirurgia que apresenta riscos, converse com o seu médico a respeito.

Sobre Daniel Antonio Wulff – CRM 8535. Pós-graduado em cirurgia do joelho e quadril, membro da sociedade do trauma no esporte.