“Estalo no joelho, devo me preocupar?”

Por: Daniel Antonio Wulff

22/01/2019 - 10:01 - Atualizada em: 22/01/2019 - 10:28

Você começa a escutar estalos no joelho ao se agachar e subir e descer escadas, imediatamente, já vem uma preocupação na cabeça, tenho algum problema articular? Esse som representa algum problema sério nas minhas articulações?

Devo diminuir o ritmo nos treinos? Procuro um ortopedista?

O líquido sinovial, presente nos joelhos, atua como um lubrificante nas articulações. Esse fluido possui alguns gases, que são liberados quando há a dobra da articulação. É essa liberação gasosa que gera o barulho.

Você também pode notar os sons quando a articulação se move e retorna à sua posição original. Nesses casos, não há motivo para preocupação. O segredo para saber se o estalo no joelho deve gerar apreensão é a dor. Se esse som não é associado a um incômodo na região, fique tranquilo, mas procure o médico se o estalo, mesmo sem dor, for aumentando com o tempo.

Estalos que não são acompanhados de dor não trazem problema para nossas articulações, seja quando estalamos um dedo voluntariamente ou quando os estalos são espontâneos, algo comum nos joelhos e quadris.

No caso do estalido vir acompanhado de dor ou edema, pode indicar alguma lesão e necessita de um diagnóstico ortopédico. Também não devemos confundir os estalos com rangidos e crepitações, mas fazer essa diferenciação para a pessoa leiga pode ser difícil, portanto, procure um ortopedista para tirar a suas dúvidas.

Esses sons são característicos de uma cartilagem desgastada, já com uma superfície rugosa em vez de uma lisa e sem atrito. O sobrepeso e treinos muito puxados podem contribuir para o processo de desgaste da cartilagem.

Uma pessoa sem força muscular também está mais suscetível a sofrer com o desgaste da cartilagem, uma vez que a musculatura não absorve o impacto dos movimentos. Concluindo, se você é um atleta, deve sempre procurar um ortopedista se notar algo diferente nos joelhos, principalmente se estiver inchado.

Se você não é atleta, mas pretende iniciar algum esporte ou corrida, procure uma avaliação com um especialista antes, para pegar algumas dicas e prevenir lesões. Algumas vezes, o paciente , dependendo da idade e peso, pode se dar melhor com algum tipo de esporte do que outros, sem danificar as articulações.

Sobre Daniel Antonio Wulff:

CRM 8535 – Médico dos atletas e pós graduado em cirurgia de joelho e quadril