“Pizza de Linguiça Blumenau: um ícone gastronômico em Jaraguá do Sul”

Linguiça na verdade é fabricada em Pomerode | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Comer e Beber

23/07/2018 - 10:07 - Atualizada em: 23/07/2018 - 10:45

A Linguiça Blumenau é considerada um ícone gastronômico da região norte de Santa Catarina. Famosa pelo sabor inconfundível, a linguiça é comercializa desde 1918, mas foi apenas muito depois que ela ganhou o nome de “Blumenau”.

O curioso é que essa linguiça na verdade é fabricada em Pomerode, que pertencia à Blumenau na época em que a iguaria começou a se popularizar. Paleta e pernil suínos moídos e 28% de gordura de toucinho lombar são os ingredientes do embutido.

A linguiça leva ainda pimenta branca, alho e sal. Depois de embalada em tripa suína, ela é defumada durante 36 horas. Os ingredientes e a fabricação levam em conta uma receita original que ainda não foi replicada com sucesso em nenhum outro lugar.

Com o desejo de homenagear a cultura germânica da região, o Madalena Cozinha criou a Pizza de Linguiça Blumenau. “Ela leva molho pomodoro, mozarela, cebola e, claro, Linguiça Blumenau”, conta a proprietária Ju Lima.

Os ingredientes são servidos em uma massa leve e macia e são salpicados com uma camada de pimenta biquinho. Quem não é fã de pimenta, pode ficar despreocupado: a biquinho quase não tem picância e serve para realçar o sabor defumado da linguiça.

Onde encontrar: Madalena Cozinha, na rua Padre Francken, nº 253, no Centro. Aberto todos os dias das 17h às 00h com promoção de 50% nas pizzas (exceto mignon) todos os dias das 17h às 19h.

Para beber: Conheça as caipirinhas da Praça Rippa

 

Sobremesa: A sobremesa secreta do Restaurante SER Marisol

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?