Vivemos um tempo em que estamos em constante evolução. Tudo passa muito rápido e, com isso, urge ao ser humano estar conectado aos meios digitais e às diversas áreas do conhecimento, capacitando-se sempre mais para poder acompanhar este processo.

As transformações no mercado de trabalho também estão cada vez mais aceleradas. São exigidas novas habilidades; mais criatividade; mais experiências e mais ousadia. Como, então, pode-se fazer uma escolha profissional consciente se o que se escolhe está sempre em transformação? Que trajetória profissional seguir? O que quero para o meu futuro? Consigo e posso conciliar habilidades, gostos e valores com uma carreira?

Neste turbilhão, o jovem estudante vê-se desafiado a acompanhar esta teia de evoluções para conseguir fazer a escolha certa, ou, pelo menos, escolher de acordo com as suas aptidões e habilidades.

Para que isso ocorra de forma mais tranquila e consciente, é necessário estar atento às suas inclinações vocacional e profissional e, ao mesmo tempo, buscar conhecer melhor o campo em que pretende atuar. Assim, é possível vislumbrar o desenvolvimento de suas habilidades, aptidões e valores atrelados às questões de cargo, salário e carreira.

Pensando nisso, o Colégio Marista São Luís oportuniza que os estudantes do Terceiro ano de Ensino Médio participem de dinâmicas, ciclos de palestras e conversas individuais e coletivas com profissionais das mais variadas profissões, para que possam conhecer e compreender melhor a área em que desejam atuar como futuros profissionais.

Além disso, o Colégio proporciona um momento de visita in loco, no qual os estudantes, acompanhados pela professora, vão até o local de atuação do profissional para um bate-papo sobre os desafios e as possibilidades da profissão pretendida, o que favorece que o estudante experiencie e conheça um pouco mais da carreira que pretende seguir.