“Como cada um de nós pode contribuir para um mundo melhor?”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

12/07/2021 - 14:07 - Atualizada em: 12/07/2021 - 14:23

Em nossas aulas do Projeto de Intervenção Social (PIS), temos refletido sobre o que o futuro nos reserva. Como contribuir para um mundo melhor? Como será o mundo pós-pandemia?

Para recomeçar em um mundo novo, em um “novo normal”, precisaremos romper com algumas atitudes e cultivar novos pensamentos. Um deles é: Qual é o futuro que nós queremos?

Nós, alunos do 5° ano, já sabemos o futuro que queremos! E você, sabe? O nosso planeta está sofrendo por conta dos seres humanos e seus atos: poluição; desmatamento; extinção de animais e o mais crítico, o desperdício de água.

Precisamos colaborar com a natureza e pensar no futuro, porque os seus recursos um dia irão acabar e sem a natureza não podemos viver. E aí, o que você fará quando esse dia chegar? Não podemos correr esse risco, temos que agir enquanto há tempo e são as pequenas atitudes que contribuirão para essas mudanças.

O “novo normal” será um tempo mais contemplativo, em que precisaremos buscar um equilíbrio entre o que é “meu” e o que é “nosso”. Será um novo olhar para a convivência e para a beleza das pequenas coisas da natureza, como a possibilidade de contemplar o mar, andar livremente e poder respirar. Experimentamos um tempo de pausa e isolamento social, em que toda a humanidade foi colocada na “cadeirinha do pensamento”. O que fizemos?

Se conscientize, no futuro não vai adiantar lamentações. Temos que nos unir e fazer a mágica acontecer. Esse é o futuro que queremos e estamos contando com todos que queiram ajudar. Não queremos ouvir que não deu tempo, ou, “essa ação não vai adiantar”. Queremos que o meio ambiente refloresça, que a sua fauna e a sua flora sejam saudáveis e diversificadas. Diga não ao desmatamento, às queimadas, à poluição e à extinção. Diga sim à transformação.

Como diz o refrão da música “Mundo de amor”, de Gui Amaral: “Pequenas atitudes, grandes transformações”.

Não se esqueça que a natureza é importante para a sua vida e para a nossa vida, que ainda somos crianças e lutamos por essa causa.

Produção de texto coletiva: Alunos do 5° ano A – Professora titular: Patrícia Regina dos Santos Correa