"Tradição gaúcha que ultrapassa gerações"

Foto Eduardo Montecino/OCP News Foto Eduardo Montecino/OCP News

Colunistas

Por: Clube Baependi

quinta-feira, 04:00 - 08/08/2019

Clube Baependi

A tradição gaúcha ainda é fortemente cultivada por parte do povo do Rio Grande do Sul, sendo um grande motivo de orgulho que ultrapassa décadas e gerações. E não é de se espantar, já que essa cultura é rica e bela em tantos aspectos.

Você já parou para pensar o que ou quem é um “gaúcho”, literalmente? Se buscarmos a palavra “gaúcho” no dicionário, encontramos diversas definições para o termo: pecuaristas de campos naturais do bioma denominado pampa; nome gentílico para denominar os nascidos no estado brasileiro do Rio Grande do Sul; nome dado a um tipo folclórico de um conjunto de tradições codificadas e difundidas por um movimento cultural agrupado em agremiações, criadas com esse fim e conhecidas como Centro de Tradições Gaúchas ou CTG.

Essas são algumas das definições, que juntas, fazem o “gaúcho” ser responsável por esse grande movimento cultural, que resgata tradições do Sul do país.

E para celebrar essa cultura, nada melhor que uma grande festa com comida típica, música e dança! Os tradicionais bailes do Rio Grande do Sul ficaram cada vez mais populares, e desde então essa tradição se espalhou para outros estados do sul do Brasil.

Como surgiu o baile gaúcho no clube Baependi?

O presidente anterior Egon Trapp, logo que assumiu a presidência em 2015, manifestou o desejo de resgatar as tradições gaúchas, tendo em vista que muitos dos sócios e moradores de Jaraguá do sul são exemplos tradicionais e pertencentes a essa cultura.

Mas, somente em 2016 ele conseguiu realizar o seu desejo, realizando o 1° baile gaúcho do clube Baependi.

O baile foi um sucesso, pois teve uma organização impecável com mesas alugadas antes do evento, limite de ingressos, e ar-condicionado.

A banda, com muita animação e com um repertório musical incrível, representava com perfeição a cultura musical dos gaúchos. Como não poderia deixar de ser, desde a sua inauguração, cada baile foi tomando maior proporção e trazendo além dos próprios gaúchos, pessoas interessadas em conhecer um autêntico baile gaúcho.

Este ano, no dia 16 de agosto, a partir das 22h30, o clube Baependi espera receber mais de mil pessoas em sua 4ª edição. Tendo como responsáveis do grande show a banda Chiquito e Bordoneio.

A dupla tradicional, fundada em 1995, trarão grandes sucessos em repertório como "Fungando Poeira", "Da Estância pra Venda", "No Compasso da Sanfona", "Roda Morena" e "No Rastro do Surungo".

Contamos com toda a população jaraguaense para termos mais um espetáculo lindo, que resgata toda a tradição de um grupo tão respeitado e adorado por todos.

Conrado Riegel Netto - Diretor Social do Clube Atlético Baependi

×