“Futebol: da década de 1940 até os dias de hoje”

Por: Clube Baependi

04/07/2019 - 16:07 - Atualizada em: 04/07/2019 - 16:14

Nesta semana, contaremos algumas curiosidades sobre o clube Baependi e seu histórico com o futebol.

Para quem não sabe, o clube Baependi já teve um time de futebol profissional fundado em 1943 e que, inicialmente, se chamava Sport Clube Brasil, nome esse que, depois, seria alterado para Associação Atlética Baependi.

Um ano depois de sua fundação, o time já obteve sua primeira conquista, vencendo no campo de futebol da Sociedade Esportiva Guarani, além de participar do Campeonato Estadual Catarinense.

O time chegou a ter um estádio próprio, chamado Max Wilhelm, e sua equipe era famosa pela garra e pela determinação. Conhecido carinhosamente como “futebol do Azurra” por causa das cores da camisa, o clube buscava atrair ainda mais fãs e seguidores.

Por isso, resolveu inovar: a partir de 1971, realizou seu primeiro treino de futebol feminino, que era uma prática pouco comum na época.

Aos sábados, era possível assistir ao sr. Ernesto Czerniwicz reunindo grupos de garotos para a iniciação ao futebol.

Devido a esse grande histórico com o futebol, o clube Baependi ainda mantém a paixão viva em seus dois campos de grama sintética, voltados ao futebol suíço, e em outro comumente utilizado para recreação, com pequenas traves para a prática do “golzinho”.

Já contamos com dois grupos principais que incluem até ex-jogadores profissionais! Eles fazem parte do Clube dos Vinte, que joga às segundas e quintas-feiras, das 19h às 20h. O Master joga às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h.

As equipes realizam confraternizações mensais para celebrar aniversários, aprimorar a integração social e relembrar momentos dos jogos. O clube incentiva a criação de novos grupos que visem ampliar a interação entre os sócios, que também podem agendar seus horários nos campos.

Os sócios que não desejarem participar de grupos podem pedir coletes, bolas e camisas gratuitamente ao clube, organizando partidas entre eles ou, inclusive, usando os campos para “bater uma bolinha” com os filhos.

Esporadicamente, também realizamos torneios de futebol, como na época das festividades do Espírito Santo, que, neste ano, contou com aproximadamente 100 inscritos.

Para reviver um pouco dos tempos de glória da Associação Atlética Baependi, o clube inaugura no dia 9 de julho a escolinha de futebol para crianças de 05 a 15 anos, exclusiva para sócios.

Para mais informações de como se associar ou sobre a escolinha, procure a secretaria do clube ou entre em contato nos telefones (47) 3371-0222 ou 9 9182-7101 (WhatsApp).

Djair Ramos Garcia
Diretor de futebol