Voltando ao tema do resgate das tradições, essa semana a coluna do Baependi vai falar um pouco sobre a tradição gaúcha.

Antes de chegarmos ao assunto principal da matéria dessa semana é interessante analisarmos os protagonistas da história, os gaúchos. No dicionário o gaúcho é basicamente uma denominação dada a pecuaristas de campos naturais, do bioma denominado pampa.

Pode ser também correntemente usado como gentílico para denominar os nascidos no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, além de dar nome a um tipo folclórico de um conjunto de tradições codificadas e difundidas por um movimento cultural agrupado em agremiações, criadas com esse fim e conhecidas como Centro de Tradições Gaúchas ou CTG.

Desses movimentos culturais que resgatavam as tradições gaúchas que se iniciaram os primeiros bailes, e desde então a tradição se espalhou por vários lugares ao sul do Brasil.

Como surgiu o baile gaúcho no clube Baependi?

O presidente anterior Egon Trapp logo que assumiu a presidência em 2015, manifestou o desejo de resgatar as tradições gaúchas tendo em vista que muitos dos sócios e moradores de Jaraguá do sul são exemplos tradicionais e pertencentes a essa cultura, mas somente em 2016 ele conseguiu realizar o seu desejo, realizando o 1° baile gaúcho do clube Baependi.

O baile foi um sucesso, pois teve uma organização impecável com mesas alugadas antes do evento, limite de ingressos e ar-condicionado. A banda de tanta animação e com um repertório musical tão incrível, representava com perfeição a cultura musical dos Gaúchos.

Como não poderia deixar de ser, desde a sua inauguração cada baile foi tomando maior proporção, trazendo além dos próprios gaúchos, pessoas interessadas em conhecer um autêntico baile.

Para esse ano no dia 16 de Agosto a partir das 22h30, o clube Baependi espera receber mais de mil pessoas em sua 4ª edição, tendo como responsáveis do grande show a banda Chiquito e Bordoneio.

É uma dupla tradicional fundada em 1995 trazendo grandes sucessos em repertório como "Fungando Poeira", "Da Estância pra Venda", "No Compasso da Sanfona", "Roda Morena" e "No Rastro do Surungo".

Contamos com toda a população jaraguaense para termos mais um espetáculo lindo, que resgata toda a tradição de um grupo tão respeitado e adorado por todos.

Conrado Riegel Netto - Diretor Social do Clube Atlético Baependi