“Sangue na boca é sinal de inflamação?”

Por: Clínica L'Santé

01/11/2021 - 10:11 - Atualizada em: 01/11/2021 - 10:14

É importante as pessoas saberem que inúmeros tipos de bactérias existem em nossa boca e em 24hrs elas podem se multiplicar ainda mais.

Sim, bactérias boas e ruins. Para pessoas que possuem em sua informação genética tendência a possuir doenças gengivais que possuem o nome técnico de periodontite a situação é um pouco pior. Digo isto pois estas doenças levam a perda óssea e consequentemente os dentes ficam sem suporte ou paredes de osso ao seu redor e ficam com mobilidade e são perdidos.

A doença cárie também pode ser prevenida como já falamos e quando a placa bacteriana não é removida da boca ou dos dentes mais especificamente ela causa inicialmente uma irritação na gengiva. Se permanecer neste local a irritação se transformará em uma inflamação. Cujo primeiro sinal é o SANGRAMENTO. E o que o ser humano faz?

Não toca para não “ machucar “ a bendita gengiva. É tudo o que as bactérias precisam para fazer “ a festa”. Isto mesmo quanto menos escovar, higienizar e passar o fio dental, mais rápida a evolução da doença periodontal e se esta pessoa ficar aguardando o decorrer dos fatos , inflamação e perda óssea ocorrerá levando a perda de dentes.

Portanto a prevenção com uso correto de escova de dentes e fio/fita dental é uma ótima forma de prevenção assim como sua ida periódica ao seu dentista para remoção dos cálculos que sua escova não pode remover assim como polimento e manutenção das restaurações para que quanto mais lisas e polidas menos bactérias possam aderir à estas restaurações e coroas.

Dr. Clécio Sidnei Gonçalves

Onde encontrar

A Clínica L’Santé fica na Avenida Prefeito Waldermar Grubba, 1570 – Vila Baependi, Jaraguá do Sul – SC, 89256-470.

  • Agende uma consulta pelo telefone: (47) 3371-7209 ou WhatsApp: (47) 9107-1485.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site clinicalsante.com.br e as redes sociais: Instagram @lsanteclinica e Facebook @LSanteClinica.