“O envelhecimento e suas fases”

Foto: Pixabay

Por: Clínica L'Santé

17/06/2022 - 10:06

Quando e porque começamos envelhecer? Você já se fez essa pergunta?
Então, o envelhecimento começa a partir do nascimento e esse é um processo natural que chamamos de imunossenescência. Mas esse processo acelera a partir dos 25 anos quando temos uma queda na produção de colágeno. Essa proteína é responsável por manter a estrutura, firmeza e elasticidade da pele.
Juntamente com a diminuição na produção de colágeno pela pele temos um aumento da atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e elastina começando assim o processo de envelhecimento. A partir dos 50 anos, todo esse processo se acentua e somado a outros fatores, como alimentação, exposição ao sol, estresse e tabagismo, podem acelerar a perda desta proteína. O que leva ao aparecimento das rugas e linhas de expressão. Associado a todo esse processo, tem-se também a remodelação óssea e perda de gordura que é outro fator que afeta a sustentação da pele.
O que fazer então para estimular a produção de colágeno?
Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor essa proteína. Uma delas é através de uma alimentação rica em proteína e vitamina C. E outra forma é através de nutritivos dérmicos aplicados diretamente sobre a pele regularmente através de um homecare bem direcionado para cada idade.
Agora, quando os sinais de envelhecimento já começam a ser mais evidentes é necessário ter uma intervenção um pouco mais direta.
Com a aplicação de laserterapia, jato de plasma, bioestimuladores, fios de tração e materiais de preenchimento de alta qualidade, é possível rejuvenescer vários anos.
A utilização deste conjunto de procedimentos combinados proporciona uma melhora na harmonia da face e trata o envelhecimento causado pela perda da elasticidade da pele, queda das estruturas, músculo e gordura. O resultado é uma face rejuvenescida de forma natural, respeitando de forma individualizada os traços de sua face.

Dra. Talge Monteiro Celuppi Gonçalves. Especialista em Ortodontia e Harmonização Facial.