“Fio dental pode evitar cárie?”

Foto divulgação

Por: Clínica L'Santé

22/10/2021 - 14:10 - Atualizada em: 22/10/2021 - 14:34

Costumo falar aos meus pacientes que aprendi a usar corretamente o fio dental na universidade. Isso mesmo, pois acreditava que o fio servia para remoção de restos alimentares que se depositam entre os dentes. Na verdade, eles possuem esta função mas servem para remover principalmente a placa bacteriana, colada no tecido dental. Opa, o que é isto? A placa bacteriana nada mais é do que, uma película que se adere aos dentes e onde nela grudam todos os resíduos, células mortas e sais minerais da saliva, assim como bactérias que estão na boca. E se esta placa não for removida de maneira eficiente, logo se transformará no que chamamos de tártaro ou cálculo gengival, que será um suporte para inúmeras bactérias que irão causar primeiramente uma inflamação gengival que irá evoluir .

Mas estávamos falando do uso correto de fio dental para evitarmos a cárie. Como você pôde perceber não é somente cárie a doença que ocorre na boca e sim outras doenças gengivais e periodontais (falaremos mais tarde, nos acompanhe), que podem ser prevenidas com o uso correto do fio dental sua aliada, a escova de dentes.

Se tratando do fio ou da fita, qual a diferença e quando utilizar um ou outro?

A fita possui uma largura maior e na minha opinião, um poder de remoção maior de placa bacteriana. Ambos servem para “lustrar”, isso mesmo, remover toda camada de “sujeira” existente entre os dentes, e cerca de 1,5 mm dentro da gengiva em um espaço próprio, e com líquidos próprios que protegem os dentes afim de evitar a multiplicação de bactérias nesta área. Tudo isso é de extrema necessidade para o equilíbrio da saúde dos dentes e de todo sistema que os envolve.

Dr. Clécio Sidnei Gonçalves

Onde encontrar

A Clínica L’Santé fica na Avenida Prefeito Waldermar Grubba, 1570 – Vila Baependi, Jaraguá do Sul – SC, 89256-470.

  • Agende uma consulta pelo telefone: (47) 3371-7209 ou WhatsApp: (47) 9107-1485.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site clinicalsante.com.br e as redes sociais: Instagram @lsanteclinica e Facebook @LSanteClinica.