“Um ano repleto de conquistas e reconhecimentos”

Faltam poucos dias para 2019 terminar, mas ainda dá tempo para relembrar algumas das principais conquistas que nós da Católica SC pudemos celebrar neste ano. E que ano, já começou com o curso de Direito em Joinville recebendo o Selo de Qualidade da OAB.

Os nossos futuros advogados também encerraram o ano muito bem. Em Joinville, obtiveram 40% de aprovação (17,8% acima do segundo colocado) no 29º Exame de Ordem da OAB. Em Jaraguá do Sul, o índice foi de 27,59% (115% acima do segundo colocado).

E teve mais. O suplemento “Guia da Faculdade”, do “O Estado de S. Paulo”, destacou os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo e Nutrição, de Joinville, com quatro estrelas. Falando nos nossos vizinhos, o câmpus da cidade mais populosa de SC recebeu do MEC a pontuação 5, nota máxima possível do Conceito Institucional (CI).

Outros destaques ficaram por conta dos cursos EAD Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial, que receberam nota máxima em processos de visita do MEC. Aliás, em 2019 tivemos a formatura da primeira turma de EaD.

Conquistar esses reconhecimentos foi uma consequência natural do esforço e dedicação dos professores e colaboradores em prol do nosso principal patrimônio: alunos engajados, dedicados e preparados para dominar o mundo. Como os acadêmicos Wuerike Henrique S. Cavalheiro, de Engenharia Elétrica, e Glenda S. Varaschim, de Direito, selecionados para um intercâmbio em Elche, na Espanha. A mesma experiência internacional será vivenciada por Camila Bertelli e Joel Luiz da Rosa em fevereiro e junho de 2020.

Enquanto isso, no Brasil, egressos de Design e Direito venceram a etapa regional da competição Global Legal Hackathon, uma maratona criativa voltada para questões legais. Inovação foi o adjetivo compartilhado por Erik Alexandre, Guilherme Reinert e Luiza Nunes, de Arquitetura e Urbanismo, criadores do projeto Arch for Dogs e selecionados em um concurso realizado pela Japan House em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

E o que dizer para quem integra uma equipe vencedora de nada mais, nada menos, que o Prêmio de Inspiração no Nasa Space Apps Challenge Floripa? Matheus Krueger, acadêmico de Engenharia de Software em Jaraguá, participou da maratona para lidar com problemas reais na Terra e no espaço. Por falar em crânios, a nossa equipe Wickedbotz conquistou três troféus no Winter Challenge Concordia – RoboCore.

Teve gente fazendo bonito no esporte. A estudante de Engenharia de Software e atleta de taekwondo, Emanoella Yang Siqueira, conquistou o bronze na sua categoria nos Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília.

Os alunos brilharam no mundo das passarelas. Isadora Guercovich, da sexta fase de Design de Moda, apresentou um artigo científico no 2º Fórum Fashion Revolution, em São Paulo.

Karina Dallagno e Emanoele Cristini da Silva, acadêmicas da sexta fase de Design de Moda, de Jaraguá, conquistaram o terceiro lugar no 7º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva. Ainda falando dos nossos talentos na criação, a acadêmica da quarta fase de Design Bruna Shiochet levou o primeiro lugar no Desafio Bold.

Ah, e o pessoal da Biomedicina teve 18 trabalhos científicos aprovados no 1º Congresso Latino-americano de Biomedicina e Ciências do Laboratório. Não posso deixar de mencionar que, desde novembro, ganhamos mais uma unidade na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro; e que o Programa Uniedu, do Governo do Estado de SC, possibilitou a concessão de quase mil bolsas para nossos acadêmicos em 2019 (375 no primeiro semestre e 620 no segundo).

Foi, com certeza, um ano que vai deixar saudades e repleto de motivos para sorrir. Boas festas e até 2020!