Retrospectiva 2022: um ano de novos desafios e de um olhar diferente para a educação

 

O ano de 2022 foi desafiador para a educação! Foi mais um ano em que tivemos que olhar para a tecnologia e inovação como alicerces do ensino. O início das aulas na Católica SC foi um marco, já que tivemos o retorno das aulas 100% presenciais, e aproveitamos a oportunidade para promover um evento com o objetivo de acolher nossos alunos e tornar um momento de reencontro e de reconexão.

Paralelamente, reconhecemos que o ensino híbrido se tornou uma tendência desde a pandemia, e já no início de 2022 também reforçamos as oportunidades de graduação à distância, com 12 cursos conceituados pelo MEC (Ministério da Educação).

Fomos destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade Estadão com excelentes notas. Os cursos de Engenharia de Software, Ciências Contábeis, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Teologia, Serviço Social, Engenharia Mecânica e Direito, atingiram quatro estrelas. Já as graduações de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Administração e Nutrição conquistaram três estrelas.

Promovemos ações e projetos pensando sempre em ensino de qualidade, aliado à necessidade de promover experiências que preparem o acadêmico para o mercado de trabalho. Sem dúvidas, este é um movimento fundamental para os novos tempos da economia, independente da área de atuação. Integra também essa perspectiva, o programa Central de Carreiras que atua como elo entre os estudantes e oportunidades de estágio, trabalho efetivo e trainee em empresas.

A Católica SC é uma universidade comunitária, e por isso, projetos comunitários fazem parte da trajetória dos acadêmicos, inclusive com ações que ajudam na preservação da natureza, visando um futuro e um presente melhor para todos. Para isso, elaboramos ações com os acadêmicos através dos Núcleos e Projetos criados dentro da universidade.

Tivemos muitos motivos para comemorar, inclusive os 49 anos da instituição, no dia 31 de agosto. Celebramos mais um ano de histórias que são construídas por meio do ensino de qualidade aqui oferecido, formando novos profissionais para fazer a diferença na sociedade.

O ano de 2022 também foi marcado pelo evento de socialização dos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura e dos projetos sociais do programa Uniedu. Os alunos tiveram a oportunidade de aliar teoria e prática e, também de aplicarem seus conhecimentos junto à comunidade. Inclusão, motivação, autoconhecimento, desenvolvimento social, cidadania e disciplina foram alguns dos temas trabalhados pelos alunos em suas iniciativas.

Com foco nesses diferenciais, que buscamos todos os dias, ao longo desse ano cheio de novidades e desafios, a Católica SC esteve presente em um dos compromissos mais importantes do ano: uma missão internacional.

Quando se fala em educação, devemos sempre buscar observar os cenários, conhecer diferentes realidades e, aprender com as vivências compartilhadas. A Missão, liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em cooperação com diversas instituições, contou com visitas em algumas das principais instituições universitárias, de tecnologia e inovação do Japão e de Singapura.

As consequências dessa Missão marcam um novo momento para o ensino de Santa Catarina, pois é só o início de um processo de criação de relações dentro do ecossistema de pesquisa e inovação que irá gerar resultados com início das cooperações com impacto a longo prazo.

Ao olhar para trás, o sentimento é de gratidão. Somos gratos pelo que conquistamos e por tudo que ainda vamos conquistar no meio educacional e social. Deixo um agradecimento especial a todos os colaboradores, alunos, parceiros, e a comunidade que ajudam diariamente a escrever essa história!