“Parabéns aos administradores”

Cleiton Vaz - Reitor do Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Por: Palavra do Reitor

15/09/2021 - 11:09 - Atualizada em: 15/09/2021 - 11:23

Mais de 17 milhões de empresas ativas! Esse é o número divulgado no relatório do primeiro quadrimestre de 2021, elaborado pelo Governo Federal do Brasil. Desse total, são mais de 855 mil em Santa Catarina e mais de 21 mil só em Jaraguá do Sul. Trago estes números porque no último dia 09 de setembro comemoramos o dia do Administrador, importante profissional que exerce papel fundamental nessas milhões de organizações existentes em nosso país, seja o âmbito privado, governamental ou do terceiro setor.

Vivemos um momento sem precedentes na história, com mudanças aceleradas em diversas áreas que envolvem desde a tecnologia até relações humanas em geral. De antemão, isso caracteriza de maneira contundente os enormes desafios dos administradores contemporâneos, que precisam manter o foco em resultados de curto prazo, ao mesmo tempo que mantém uma visão holística e de longo prazo para a definição de estratégias que garantam a longevidade dos negócios.

Aspectos como a inovação, centralidade no cliente, governança, valorização das pessoas e responsabilidade social são apenas alguns dos temas que tomam a agenda desses profissionais que estão em constante transformação.

A Administração é uma Ciência Social Aplicada, ou seja, não é exata. Decisões tomadas por Administradores normalmente envolvem alto grau de complexidade e demandam reflexões com base em dados, conhecimento técnico-científico, somado às experiências próprias ou de terceiros, com um pequeno agravante: as ações usadas no passado e que levaram ao sucesso nem sempre se aplicam da mesma forma na atualidade, o que demanda a construção permanente de novos conhecimentos, pois novos desafios, demandam novas estratégias.

Falando em desafios, entre os dias 10 a 12 de setembro, nossos estudantes do curso de administração participaram do maior evento de empreendedorismo universitário de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC, que aproximou nossos futuros profissionais dos desafios da sociedade, ao mesmo tempo que proporcionou o desenvolvimento de novos conhecimentos.

É assim que agimos aqui na Católica de Santa Catarina: construindo conhecimento, atuando no presente mas sempre com o olhar para o futuro, não apenas seguindo tendências, mas criando as trilhas que levarão aos melhores resultados. Para que isso tudo seja possível, contamos com dezenas de Administradores em nossa equipe, seja na área administrativa ou na docência.

Ciente da importância desta área do conhecimento, a Católica SC proporciona uma formação em Administração com visão humanística e pensamento crítico. São oito semestres com disciplinas de formação básica, profissional, estudos quantitativos e suas tecnologias e de formação complementar. Além disso, ocorre o desenvolvimento de competências comportamentais.

O curso é referência na região por conta da sinergia com as necessidades e características empresariais. Além de um currículo sempre atualizado, contamos com qualificados professores, que unem o saber acadêmico com a experiência profissional. Os conteúdos são complementados por palestras, visitas técnicas e desenvolvimento de projetos de aprendizagem colaborativa. É possível optar pela formação presencial, semipresencial ou EaD (educação a distância).

A procura comprova a qualidade do curso: é a graduação com mais alunos formados nos últimos anos, 23%. A Administração com ênfase em Gestão Empresarial tem 5% dos egressos; com foco em Comércio Exterior, 5%; e direcionada ao Marketing, 7%. Somados esses cursos, 40% dos nossos egressos optaram pela preparação para ocupar posições de gestão. Dentre eles, estão o escritor Charles Zimmermann e o vereador Rogerio Jung.

Finalizo parabenizando os profissionais que escolheram essa empolgante e indispensável profissão, que zela pela qualidade de vida das pessoas em seus trabalhos e que é uma das grandes guardiãs e promotora do crescimento econômico.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC

www.catolicasc.org.br Tel.: 0800-600-0005