O que esperamos para 2023?

foto: divulgação Católica

Por: Palavra do Reitor

26/01/2023 - 11:01 - Atualizada em: 26/01/2023 - 11:47

 

Finalizamos um ano que foi muito produtivo, cheio de novidades e desafios, e agora, iniciamos 2023 com muita vontade de potencializar os avanços que tivemos como resultado do nosso trabalho diário, sempre pensando em entregar o que há de melhor na formação acadêmica de nossos estudantes.

Nesse sentido, as expectativas para o ano de 2023 são as melhores possíveis. Finalizamos 2022 com o retorno da missão Japão/Singapura, da qual participei por intermédio da FAPESC, e que abriu horizontes para que possamos vislumbrar uma série de oportunidades para projetos conjuntos, intercâmbio de estudantes e de formação de professores.

Ainda em 2022, firmamos um protocolo de intenções entre as instituições participantes da missão e a FAPESC, com objetivos claros de ações conjuntas na área de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como mobilidade acadêmica.

Acreditamos que a inovação e a tecnologia são primordiais para que o âmbito acadêmico seja cada vez mais eficaz, resolutivo e, além disso, mais acessível para quem estiver disposto a entrar na vida acadêmica e tornar-se um profissional capacitado e com uma excelente bagagem para a vida.

Queremos incluir as boas referências que trouxemos desta missão, no contexto dos estudantes e dos professores, mas também da instituição como um todo. Bons exemplos merecem e devem ser replicados.

Na área de pesquisa e inovação continuamos incentivando nossos pesquisadores para que possamos consolidar grupos de pesquisa institucionais, com o objetivo de incrementar a produção científica de alto nível. Já na extensão, temos a novidade de iniciar o ano com o PAC Extensionista em todos os cursos de graduação, a partir de uma nova proposta pedagógica, alinhada às novas demandas da legislação.

Queremos reforçar a importância dos nossos projetos de extensão, que em 2022 tiveram resultados significativos, alinhados às demandas sociais da nossa região. Incentivar nossos estudantes a viver experiências na prática é um grande diferencial para que eles sintam no dia a dia o que é vivenciar a profissão que escolheram, e ao mesmo tempo, ver o quanto essas profissões são importantes para a sociedade. Além disso, perceber na convivência, e a na resolução de problemas, por exemplo, que simples atitudes podem transformar a vida das pessoas.

Adicionalmente, na área acadêmica, lançamos o curso de Enfermagem em Joinville e estamos em fase final do processo de aprovação do curso de Psicologia para Jaraguá do Sul. Ou seja, mais duas oportunidades de graduação, em áreas de grande necessidade nos últimos tempos. Muitos estudos, discussões e planejamento são necessários para que possamos disponibilizar tais cursos, mas temos certeza que estamos preparados para iniciar a formação de novos Psicólogos e Enfermeiros.

Nossa missão continua sendo a permanente busca pela formação acadêmica de excelência, com aprimoramento da qualificação docente, melhoria da insfraestrutura e investimentos em inovação e tecnologia. Não obstante, incentivamos nossos acadêmicos a iniciarem sua jornada profissional em projetos de pesquisa, extensão e também por intermédio da central de carreiras.

Reitero a importância de seguirmos buscando novos conceitos tecnológicos e conexões entre os nossos estudantes e estudantes de outros lugares do mundo, que foi justamente o que buscamos na missão do Japão e Singapura. Essa troca de informações e a possibilidade de intercâmbios, são demandas que queremos atuar de forma mais pormenorizada desde o início de 2023, pois temos certeza que será mola propulsora para buscarmos resultados ainda melhores no ambiente acadêmico e junto à comunidade em geral.

O ano de 2023 promete ser mais um ano de muito trabalho, mas acima de tudo, de muitas conquistas. Continuaremos construindo um trabalho a várias mãos com um mesmo propósito, o de melhorar a qualidade de vida das pessoas por intermédio da educação transformadora.