“O papel da educação no desenvolvimento das melhores cidades do país”

Foto: Divulgação

Por: Palavra do Reitor

07/07/2022 - 05:07

Joinville e Jaraguá do Sul, cidades que contam com unidades da Católica SC, foram eleitas, pela revista IstoÉ, como as melhores do Brasil, respectivamente, no ranking geral e também entre os municípios de grande e médio porte. Alguns dos fatores considerados para definição do levantamento da Austin Rating, em parceria com a Editora Três, estão a qualidade de vida, a geração de empregos, capacidade de arrecadação, inovação, desenvolvimento humano e, claro, a educação.
Ambas se destacaram no quesito ensino público e privado, evidenciando como a educação pode contribuir para o crescimento geral de um município. Afinal, para o desenvolvimento de setores como indústria, serviços e comércio, é necessário, acima de muitos outros itens, pessoas qualificadas, inovadoras e comprometidas, algo que, na Católica SC, levamos muito a sério.
Nossos cursos são elaborados levando em consideração as demandas do cenário econômico de cada município onde estamos inseridos, com conteúdos voltados à realidade do mercado de trabalho. Também estamos em constante contato com as principais empresas da região, buscando oportunidades de estágios e experiências práticas para os acadêmicos. Prova disso, são os diversos exemplos de egressos que conquistaram excelentes vagas após a formação e hoje, são destaque na área em que atuam.
Amanda Matthies, biomédica formada na Católica SC, foi aprovada na pós-graduação em prevenção e controle de infecção hospitalar no Instituto de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein, em São Paulo. João Victor Rodrigues, egresso de Engenharia Elétrica e Eletrônica, fez estágio na Nidec Global Appliance e posteriormente, foi efetivado. Gabriel Francisconi Cruz, formado em Engenharia de Produção, atualmente, integra o time de profissionais da Tesla Gigafactory 4, uma das maiores fábricas do mundo. A unidade fica localizada em Berlim, na Alemanha. Esses são apenas alguns, dos inúmeros egressos da instituição que estão construindo uma carreira de sucesso e, consequentemente, elevando os índices de educação e desenvolvimento.

Como reitor, posso dizer que todos nós da Católica SC temos muito orgulho em atuar em Joinville e Jaraguá do Sul e fazer parte da engrenagem que impulsiona essas cidades. Nascemos em Jaraguá, em 1973. No ano de 2009, chegamos a Joinville. E, assim, queremos seguir, expandindo e levando conosco a missão de desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, e formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais de excelência, pelas modalidades da educação presencial e da educação a distância.