Natal: tempo de renovação

Cleiton Vaz - Reitor do Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Por: Palavra do Reitor

22/12/2022 - 05:12

Estamos há poucos dias do Natal, uma data tão simbólica e que traz um contexto de espiritualidade, família e sonhos. Emoções e sentimentos afloram nesse período do ano e fazem com que olhemos para o tudo que passamos ao longo desses 12 meses.

Junto com os enfeites característicos, luzes, árvores e presépios, que vamos colocando para enfeitar nossas casas e nossos ambientes de trabalho, vem a gratidão por tudo que vivemos, que sonhamos e que construímos. O desejo de fechamento e início de novos ciclos. As alegrias e as dificuldades, que nos fortalecem.

A data traz consigo um significado ainda maior para os cristãos: a lembrança do nascimento de Jesus Cristo, uma verdadeira reflexão da vida. É quando também nos dedicamos a confraternizar com pessoas especiais, familiares e amigos.

O tempo de renovação se faz presente no espírito natalino. É nesta época que devemos renovar a fé e estar em uma busca constante por elementos que sejam duradouros e permanentes em nossas vidas e nossas relações. Em um mundo repleto de problemas frequentes, a renovação ajudará a promover a cultura da solidariedade, algo que buscamos trabalhar diariamente no âmbito acadêmico. Incentivando, motivando e dando exemplos de que esse é um caminho de sucesso, tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional e pessoal.

É preciso mais do que somente decorações e presentes. É necessário fé, oração e ajudar ao próximo sempre. Precisamos reacender a esperança de dias melhores, em todos os ambientes em que estamos inseridos.

Passamos por dias de luta, de reformulação de planos, mas também comemoramos muitas conquistas e metas, as quais alcançamos com esforço, e essa grande vontade de oferecer sempre o melhor. Pensando no todo, na sociedade e no mundo que queremos viver.

A gratidão é um dos mais singelos sentimentos que podemos cultivar nesse período e também ao longo de todo o próximo ano. Agradecer por cada detalhe da vida, por cada degrau que avançamos e que nos deixam mais próximos de quem queremos ser e de onde queremos estar.

O Natal é uma data de união, fraternidade e comunhão. Que possamos passar esse período do ano olhando ao nosso redor e revendo tudo que vivemos de bom até aqui, deixando a fé e paz tomarem conta de nós. E lembrem-se sempre: independentemente da sua religião, a data tem consigo um espírito de amor entre todos. É uma fase de reflexão coletiva que pode ajudar ainda mais as pessoas na união e na esperança de um lugar cada vez melhor.

Mentalize seus desejos mais íntimos e acredite, porque com muito esforço e persistência, eles se realizarão. Esse é o momento de descobrir em nós, os nossos sentimentos, perspectivas, possibilidades, limitações e potencialidades. Desejamos que todos encontrem a alegria não só em lojas com presentes, mas também no amor das famílias, na solidariedade e no significado real que essa data tem. Pois são em momentos singelos, e que nos permitimos sermos nós mesmos, livre de todos as preocupações cotidianas, livre das cobranças que fazemos a nós mesmos, e com o coração cheio de paz e de amor, que as melhores coisas da vida acontecem.

Que neste Natal, todos possam refletir e analisar o verdadeiro significado de nossas vidas e que os corações se transformem nesse dia tão especial. Abra seu coração, sonhe, deseje, ame, sorria, seja feliz, volte a ser criança. Viva o espírito natalino!

A Católica SC deseja um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todas as famílias!