Lições aprendidas em 2022

Por: Palavra do Reitor

12/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 12/01/2023 - 08:19

Um novo ano começa e este é o momento em que objetivos e metas são traçados ou revisados. Também trazemos conosco as lembranças do ano que passou para servirem de inspiração e de aprendizado para o caminho que começa a ser desenhado. Nesse ínterim, posso dizer com firmeza que dentre todos os desafios, alegrias, conquistas e lições aprendidas, o maior destaque é a retomada dos encontros presenciais, que permitiu nos aproximarmos e sentirmos novamente a energia boa de estarmos juntos.

Depois de dois anos de incertezas, por conta da Covid-19, sem saber quando poderíamos abraçar quem amamos ou até mesmo conversar e confraternizar sem o uso de máscara, voltamos aos encontros frente a frente um do outro. Este momento, não só para o âmbito acadêmico, mas para todo o mundo, mostrou o quanto o contato, o poder olhar nos olhos das pessoas, e ter esse convívio social, faz diferença para o ser humano.

Todavia, voltar às atividades presenciais trouxe consigo uma longa lista de ajustes, considerando que durante quase dois anos o principal meio de comunicação foram os dispositivos eletrônicos. As inseguranças com as questões de saúde eram de grande relevância, mas nos mantivemos confiantes de que as vacinas que estavam sendo desenvolvidas por meio de pesquisa científica trariam os resultados esperados.

Como era de se esperar, tivemos a confirmação de que o contágio e a gravidade da COVID-19 diminuíram em nossos estudantes e colaboradores que haviam se vacinado, ou seja, estávamos protegidos. Mesmo assim, não relaxamos e mantivemos protocolos de higiene e distanciamento, conforme recomendado pelas agências reguladoras e pelo poder público em geral. Relembramos e nos convencemos ainda mais que é sempre preciso olhar de forma holística, considerando que as pessoas fazem parte de um todo muito maior.

Encontrar alguém, poder abraçar, trabalhar e estar perto fisicamente é fantástico, mas para que tudo isso fosse possível, tivemos que nos adaptar novamente. Realizamos melhorias significativas na nossa infraestrutura, com investimentos substanciais em Wi-Fi e atualização de computadores, apostando na tecnologia para criar um ambiente ainda mais propício aos estudos e aos compartilhamentos de ideias. Todos os dias aprendemos mais sobre inovação, e sobre o quanto a tecnologia pode nos auxiliar e potencializar a formação dos nossos estudantes para uma carreira cada vez mais globalizada.

Seguindo essa premissa de melhoria contínua, implementamos novos processos nas áreas administrativas e de atendimento, por intermédio de automações e de decisões estratégicas de reorganização de equipes. Isso garantiu mais agilidade e acuracidade no trabalho, o que, juntamente à qualificação permanente do nosso corpo docente, proporcionou uma melhoria do nosso NPS em mais de 37% em apenas um ano, refletindo o reconhecimento de nossos estudantes com a preocupação que temos em fazer melhor o que fazemos, a cada novo dia.

Outro grande destaque é que reforçamos e estabelecemos novas parcerias para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Jaraguá do Sul e região, a partir de convênio com o Novale Hub e com o Ágora Tech Park. Ainda em dezembro, firmamos um convênio extensivo com as instituições de ensino superior que participaram da missão Japão/Singapura junto à FAPESC.

Agimos na intencionalidade de uma formação acadêmica robusta, a partir do conhecimento científico e de parcerias. O ano de 2022 retrata isso, pois com avanços em tecnologia, planejamento, busca permanente de um atendimento acolhedor e novas oportunidades, nossos cursos presenciais e à distância receberam notas de excelência em avaliações realizadas por comissões externas, a grande maioria com nota máxima. Essa conquista é fruto de trabalho dedicado e focado das equipes, que propiciaram um melhor desenvolvimento aos nossos acadêmicos, essência de ser da nossa instituição, e futuro da sociedade.

Não obstante, nosso compromisso comunitário foi reforçado, pois em meio às dificuldades econômicas que a sociedade em geral passou nos últimos dois anos, milhares de pessoas foram atendidas pelos acadêmicos que participam dos projetos de extensão, PAC, Pastoral Universitária e Projeto Comunitário, com ações nas áreas jurídicas, educacional, contábil e de assistência social. As iniciativas, além de fazerem parte do nosso papel junto à comunidade, auxiliam na formação dos estudantes, que além de profissionais preparados, serão cidadãos ainda melhores.

Encerramos o ano de 2022 com uma imersão no Japão e Singapura, em busca de conexões e novos aprendizados em Universidades, Centros de Pesquisa e Inovação e entidades públicas visitadas. Presenciamos resultados extraordinários de ações bem planejadas e bem executadas, reforçando a ideia de que é possível impulsionar uma sociedade mais desenvolvida e igualitária.

Agradecemos a cada um que esteve conosco para levarmos ações e resultados significativos à comunidade. Que 2023 seja um ano em que juntos, possamos novamente superar desafios e conquistar grandes feitos!