“Empregabilidade vivenciada na prática”

Foto divulgação.

Por: Palavra do Reitor

05/02/2020 - 09:02

As aulas ainda não começaram, mas já estamos a todo vapor na Católica SC e com uma bela notícia para compartilhar: a Central de Carreiras é um dos cases vencedores do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O prêmio destaca as melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas, dentro e fora das organizações, nas modalidades Acadêmico, Administrativo, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade.

Receberemos o reconhecimento em 19 de março, em Itajaí, certos de que é fruto da nossa dedicação e compromisso. A Central de Carreiras busca despertar na sociedade a conscientização da importância de preparar o jovem para o mercado de trabalho, pois acreditamos que a empregabilidade dos estudantes também é um compromisso das instituições de ensino.

Estamos cumprindo, com essa iniciativa, o nosso papel de, por meio de processos educacionais, formar profissionais de excelência aptos a atuar no mercado de trabalho com o conhecimento necessário e de forma responsável, ética, justa e solidária. Desta forma, estimulamos o potencial humano e o desenvolvimento dos alunos e parceiros, traduzindo-se em frutos de transformação para a sociedade.

A iniciativa de implantar um escritório de carreiras para atender e orientar alunos e egressos surgiu em 2017, com o propósito de aproximar ainda mais os estudantes da instituição e aprimorar a qualidade dos atendimentos. A partir desta necessidade, passamos a ser a primeira instituição do país a adquirir uma plataforma internacional, a Symplicity.

Com o sistema ideal rodando, iniciamos a divulgação de oportunidades de estágio, vagas efetivas, capacitações para o aperfeiçoamento profissional, orientação de carreira, simulação de entrevista de emprego e análise de currículos.

E tudo isso de uma forma mais rápida, que possibilita o conhecimento das oportunidades divulgadas pelas 1.250 empresas parceiras. A organização que ainda não faz parte desse time pode se cadastrar na plataforma ou fazendo contato pelo telefone (47 3275-8241) e pelo e-mail catolicacarreiras@catolicasc.org.br. Vale muito a pena: até dezembro de 2019, a plataforma contava com 4,6 mil acessos de alunos e 800 de egressos.

Além disso, a Central de Carreiras possui um espaço físico de atendimento na matriz, em Jaraguá do Sul, e atende as demais unidades como Joinville, Itajaí e Florianópolis. Os serviços estão ao alcance dos alunos e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação de todas as unidades, nas modalidades presenciais e a distância. Atualmente, este público é de aproximadamente 16,5 mil estudantes.

A Central de Carreiras trabalha com diversas intervenções para melhor desenvolver os alunos e egressos. Estamos sempre em busca de oportunidades que tragam vivência e agreguem valor ao currículo, por meio de projetos e parcerias, alinhados com as expectativas do mercado.

Uma iniciativa recente e de muito sucesso foi o Feirão do Emprego, realizado em Jaraguá do Sul e Joinville, em parceria com o curso de Administração, professores e estudantes.

Em inúmeras vezes tivemos a oportunidade de receber o gratificante feedback de muitos egressos e estudantes, os quais salientaram sobre a satisfação de estarem empregados e trabalhando. Os números comprovam essas impressões.

Aplicamos uma pesquisa de empregabilidade em agosto de 2019 com 509 estudantes, entre alunos e ex-alunos, na qual perguntamos: “Você está empregado atualmente?” Tivemos a grata recompensa de descobrir que 70% dos participantes estavam empregados! Um indicador alto e que reflete o nosso cuidado diário em promover a devida transição para o mercado de trabalho.