“Empregabilidade: nossa meta diária”

E chegamos ao esperado ano de 2021. Ano em que todos estamos na expectativa que seja realmente novo. Que os desafios de 2020 fiquem apenas na memória e, na bagagem para os próximos doze meses, apenas as lições assimiladas pelos desafios vencidos.

Para muitos, o ano passado levou consigo vivências, hábitos e o emprego. Mas estamos otimistas quanto à realização das ações necessárias que reestabelecerão a saúde pública e, consequentemente, a retomada da economia e das oportunidades. Felizmente, moramos em uma cidade em que o que não faltam são oportunidades. Detentora de um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 8,9 bilhões, Jaraguá do Sul é sede de referências do mercado como WEG, AMC, Live!, Lunelli, Malwee, Marisol, Chocoleite, Duas Rodas, Urbano, Trapp, Sol Paragliders e Zanotti.

Há um ditado bem popular entre os nossos vizinhos do Rio Grande do Sul que diz que “o cavalo encilhado (com sela) não passa duas vezes”. A imagem é autoexplicativa, não é mesmo? Trazendo para a nossa realidade local, vivemos em um lugar privilegiado, mas precisamos estar preparados para usufruir das oportunidades que o ambiente propicia. É por isso que a Católica de Santa Catarina tem na sua missão o firme propósito de promover a capacitação da nossa população e, consequentemente, colaborar para o desenvolvimento da cidade.

Uma das ferramentas para atingir esse objetivo é a Central de Carreiras, um escritório dedicado a atender e orientar alunos e egressos, que promove o encontro entre talentos e oportunidades. Por meio da central, divulgamos vagas de estágio e efetivas, oferecemos capacitações para o aperfeiçoamento profissional, fornecemos orientações, possibilitamos a simulação de entrevistas e fazemos a análise de currículos.

Um dos frutos da iniciativa em 2019 foi ter sido selecionada como um dos cases vencedores do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). E a Central começou 2021 com novidades. Agora, conta com um novo portal que oferece, aos acadêmicos, acesso facilitado às vagas; possibilidade de recebimento de notificações de vagas via perfil; e disponibiliza a solicitação de estágios e acompanhamento dos processos seletivos. O site abrange praticidade e usabilidade; permite uma comunicação mais ágil e eficiente e, desta forma, facilita a captação e o desenvolvimento de talentos.

Atualmente, são mais de 1,2 mil empresas parceiras. Quem ainda não faz parte desse time pode se cadastrar na plataforma de carreiras do centro universitário no carreiras.catolicasc.org.br. É só clicar no botão “Empresa/Agente”, em “Não possui cadastro? Cadastre-se agora!”, preencher as informações solicitadas e cadastrar as vagas. Possíveis dúvidas podem ser esclarecidas via e-mail (catolicacarreiras@catolicasc.org.br). Até 2019, o sistema on-line contava com 4,6 mil acessos de alunos e 800 de egressos.

A Central de Carreiras possui um espaço físico de atendimento na matriz, em Jaraguá do Sul, e atende as demais unidades como Joinville, Itajaí e Florianópolis. Os serviços estão ao alcance dos alunos e egressos, um público de cerca de 16,5 mil estudantes.

E há, claro, o papel imprescindível dos cursos. Além dos conhecimentos técnicos construídos com a orientação de um competente quadro docente, um dos diferenciais oferecidos pela Católica SC e que atende ao que o mercado de trabalho precisa é o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Desta forma, fornecemos uma formação ampla e suficientemente abrangente para que, quando as oportunidades se apresentem, cada um tenha não somente o impulso necessário para alcançá-las, mas o indispensável equilíbrio e conhecimento para se sair bem no trajeto, independentemente do terreno que for enfrentar.