"Católica SC: um leque de oportunidades para os futuros profissionais do mercado"

"Católica SC: um leque de oportunidades para os futuros profissionais do mercado" "Católica SC: um leque de oportunidades para os futuros profissionais do mercado"

Colunistas

Por: Palavra do Reitor

quinta-feira, 07:00 - 12/05/2022

Palavra do Reitor
Por fazer parte do sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), a Católica SC consegue proporcionar aos alunos mais uma oportunidade de bolsas, através do Uniedu, um programa do Estado de Santa Catarina, que agrega diferentes programas de desconto fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.
As bolsas podem chegar a até 100%, facilitando o acesso a todos os cursos da instituição, nas modalidades presencial, EAD e semipresencial, nas unidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí e Florianópolis.
Para concorrer, é preciso seguir critérios estabelecidos pelo governo estadual, como já estar matriculado em um curso, fazer o cadastro no site do Uniedu e residir há, pelo menos, dois anos em Santa Catarina.
Aos graduandos, também há os editais da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), órgão responsável por fomentar, incentivar e fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação catarinense. A iniciativa é uma possibilidade diferenciada de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos e, até mesmo, da criação de um negócio próprio.
Isso porque, pelos editais de chamadas públicas da Fapesc, são repassadas verbas para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. A fundação também reconhece as boas práticas do ecossistema através de premiações e visa o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
Na Católica SC, há projetos apoiados pela Fapesc nos segmentos de empregabilidade e inovação, com os cursos de Engenharia de Software, Direito e Saúde. Para os estudantes de Biomedicina e Nutrição e egressos de até um ano, por exemplo, um edital está em aberto, com foco em propostas biotecnológicas que tenham potencial para se transformar em uma startup, ou um produto/processo que possa ser aplicado em alguma empresa já existente. Dois projetos serão aprovados e receberão mentoria técnico cientifica e de formação, na área do empreendedorismo, durante 18 meses, além de espaço laboratorial e apoio financeiro.

As iniciativas estão alinhadas com a missão da Católica SC em formar novos líderes no mercado, profissionais capacitados e inovadores, com conhecimento para atuar em diferentes setores. Cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais de excelência.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC

×