Parece que foi ontem, mas a data exata é 16 de março de 2020. Esse foi o dia em que estudantes e profissionais da Católica de Santa Catarina se resignaram em seus lares para cuidar de si e dos seus diante da maior pandemia da história recente. De lá para cá, experimentamos não apenas modelos de aprendizado diferenciados, mas também uma série de sentimentos relacionados ao distanciamento da família, amigos, professores, colegas de classe e colegas de trabalho.

Já se passaram quase dois anos em que adaptação foi a palavra de ordem. Qual é a boa notícia? Estamos apenas a algumas semanas de retornarmos com as aulas totalmente presenciais, ainda com restrições como, por exemplo, o uso de máscaras, porém com a certeza de que voltaremos a fazer conexões com outras pessoas, reforçaremos laços de amizade e também ampliaremos nosso tão importante networking, com colegas e professores.

Ainda temos uma mistura de sentimentos antagônicos como a apreensão e a empolgação, por exemplo, mas com a clareza de que hoje temos mais condições de uma retomada segura. A vacinação em grande parte da população vem mostrando que, mesmo diante de variantes infinitamente mais contagiosas que a primeira versão do coronavírus, os casos graves ocorrem em taxas muito menores, o que é excelente.

Estamos muito felizes com a retomada das atividades presenciais e temos certeza de que nossos estudantes vivenciarão momentos muito significativos em nossas unidades, de muito crescimento. De antemão, quero parabenizar aqueles que fizeram a escolha de um curso superior aqui na Católica de Santa Catarina. Vocês tomaram uma importante decisão que proporcionará verdadeiras transformações em sua vida profissional e pessoal.

O ensino superior contempla não apenas uma formação técnica com conteúdos pré-determinados, mas também o preparo de um profissional que possa contribuir de maneira crítica e reflexiva na solução dos desafios atuais e futuros da nossa sociedade. Somado a isso, aqui, na nossa instituição, o estudante participa de projetos de aprendizagem colaborativa, projetos comunitários e também de extensão universitária, que garantem uma sólida formação humanística, social e ambiental.

Sempre dizemos que, além de formarmos profissionais de alto nível, capacitados para o mercado de trabalho e seus desafios, formamos boas pessoas. Se você ainda não escolheu a sua graduação, aproveite e mude o roteiro hoje mesmo. Faça um teste de perfil de carreira (temos no nosso site) e descubra qual formação teria mais a ver com você, pois, afinal, uma carreira a ser seguida deveria primariamente levar em conta aquilo que teríamos satisfação em fazer todos os dias.

Que tal mais uma informação para motivar você a dar o passo definitivo para ingresso no ensino superior? Aqui, no Brasil, um profissional com ensino superior ganha em média, no mínimo, o dobro de salário do que uma pessoa que tem apenas o ensino médio completo (você encontrará na internet diversas matérias publicadas sobre isso).

Como terceiro argumento, quero lembrar que temos, já para o primeiro semestre de 2022, mais de mil bolsas de até 100% do valor da mensalidade, fornecidas pelo Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina), do Governo do Estado, válidas para cursos presenciais ou a distância. No Estado, a Católica SC é um dos centros universitários que mais beneficia estudantes com os descontos propiciados pela iniciativa. Eles abrangem todos os cursos da instituição, em todas as modalidades (presencial, EAD e semipresencial).

Para finalizar, desejo a todos os nossos estudantes, professores e técnicos administrativos um ano de experiências únicas, com muitos aprendizados e crescimento. Sejam bem-vindos! Nós estamos aqui, para você chegar lá!

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC