“Você já teve dor no pescoço? Torcicolo? Aquela sensação de peso nos ombros?”

Por: Bruno Francisconi

20/09/2018 - 15:09

Sabia que isso pode ser o início de um problema na coluna cervical? Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que sofrem de dor no pescoço após um dia de trabalho, por exemplo. O que não sabemos é que o número de pessoas com hérnia de disco cervical e outros problemas cervicais vem cada dia mais crescendo.

Isso acontece muito pela postura em que trabalhamos nos dias de hoje. Antigamente, eram raros os cargos de trabalho onde as pessoas ficavam o tempo todo sentadas. Hoje, a grande maioria da população acaba trabalhando sentada. E, para ajudar, quando saem do trabalho passam horas sentados em uma postura errada olhando para a tela do seu Smartphone. Essa postura acaba aumentando o peso da cabeça em cima do pescoço consideravelmente. Quando deixamos nossa cabeça em postura correta, ela pesa entre 4,5 a 6 Kg, já quando inclinamos nossa cabeça em 60º o peso sobre a cervical aumenta para 28 kg. Isso é mais de quatro vezes o peso em posição neutra.

Quando mantemos essa posição por muito tempo acabamos gerando uma adaptação postural que chamamos de cabeça protusa, que é quando a pessoa fica com a cabeça projetada a frente do pescoço, ao invés de ficar em cima do pescoço, o que acaba gerando uma maior tensão da musculatura e ligamentos da coluna cervical, pois são eles quem têm que se esforçar para segurar a cabeça nessa postura errada e, com isso, aparecem as dores na região do pescoço e ombros.

Com o passar do tempo, os discos começam a sofrer degeneração e rupturas do anel fibroso, o que consequentemente pode se tornar uma hérnia de disco.Aí, então, as dores que eram apenas na região de pescoço e ombros começam a descer pelo braço, aquela dor que vai até o cotovelo ou até mesmo as mãos. Junto com a dor também podem aparecer fraqueza e falta de sensibilidade em um dos braços, ou até mesmo nos dois.

Quando isso acontece significa que algo está gerando uma compressão importante dos nervos que vão para nossos braços, o Plexo braquial. Diferentemente da lombar, as hérnias de disco cervicais são muito mais perigosas, pois dependendo de onde se localizam podem gerar uma compressão da medula, o que pode levar o paciente a uma cirurgia de emergência.

Por isso, é muito importante ajustar o seu ambiente de trabalho a você e não você se ajustar ao ambiente. Devemos também ter muito cuidado com o uso de Smartphones e tablets, pois eles podem nos levar a uma adaptação errada de postura. Importante também é se você sentir sintomas como, torcicolo repetitivo, dores cervicais que te deixam travado, dor que irradia pelo braço. Procure se tratar, não espere piorar mais para pedir ajuda, pois quando procurar pode ser tarde demais e a única solução pode ser a cirurgia. Se precisar de tratamento especializado em coluna, nos procure na Smar Fisio – ITC Vertebral no telefone (47) 3017-8545.