“Você conhece as causas da escoliose?”

Foto Divulgação

Por: Bruno Francisconi

20/12/2018 - 12:12 - Atualizada em: 20/12/2018 - 12:36

Você sabe o que é escoliose? Escoliose são as curvaturas que a coluna forma lateralmente por adaptação. Mas, o que as causam?

Muita coisa pode interferir para o surgimento de uma escoliose, como diferença de comprimento das pernas, um mal posicionamento do quadril, e até mesmo uma má formação óssea das vértebras.

Alguns artigos mostram que, dependendo do posicionamento do feto durante a gestação, pode gerar uma má formação dos ossos do crânio e vértebras, fazendo com que essa criança já nasça com uma chance muito grande de desenvolver uma escoliose.

Nesses casos de má formação a chance de correção postural é muito pequena, pois o problema é estrutural e não adaptativo. Em geral, a maioria das escolioses são adaptativas, algo fez com que a coluna tivesse que realizar essas curvaturas laterais para nos mantermos olhando para frente.

E por que isso afeta mais os jovens? Quando somos crianças ou adolescentes, nosso corpo se encontra ainda em um estado de formação, ainda estamos  em fase de crescimento ósseo e isso nos faz sermos ainda mais adaptativos, ou seja, qualquer estímulo errado gerado nessa fase vai fazer com que nosso corpo se adapte a esse estímulo, sendo ele correto ou não.

Digamos que uma menina de 10 anos tem o costume de, ao sentar, colocar um dos pés embaixo do glúteo – o que é normal entre meninas desta idade – e que faça isso todos os dias quando vai para o colégio estudar. Digamos também que ela passe no mínimo 3 a 4 horas nessa postura. O fato do pé estar embaixo de um dos glúteos vai fazer com que o quadril sofra um desnível.

Vamos supor que esse desnível seja par a direita (com o pé no glúteo esquerdo), com a queda do quadril, a coluna lombar será obrigada a se submeter a uma inclinação contralateral (para o lado oposto), levando a uma concavidade para a esquerda. Se essa curvatura lombar for o suficiente para que o corpo se sinta adaptado, essa menina estará adquirindo uma escoliose lombar.

Caso o corpo sentisse a necessidade de maior adaptação, as vértebras torácicas iram também sofrer uma inclinação lateral. Porém, com a formação da concavidade para a direita, forma-se uma escoliose em “S”.

Isso não acontecerá da primeira vez que ela adotar essa postura, mas, se ela passar 1 ou 2 anos fazendo isso todos os dias, veja quanta informação errada estará dando a um corpo em formação.

Depois que a escoliose estiver instala, só conseguiremos revertê-la completamente até que a menina tenha seu primeiro ciclo menstrual e o menino até entrar na puberdade. Após, é possível diminuir um pouco o grau de escoliose, mas o tratamento será mais visando não piorar o quadro.

Caso o paciente não trate, essa escoliose pode começar a pressionar órgãos vitais, sendo necessário a cirurgia. Não existe nada melhor para combatê-la do que a educação postural na infância. Cuidar desde a forma que se carrega a mochila até como se sentar.

Caso contrário, o número de jovens com problemas posturais irá apenas aumentar. Então, cuide da sua postura e de seus filhos e netos para que isso não venha prejudicá-los no futuro.