“Problemas na coluna na juventude”

Por: Bruno Francisconi

14/02/2019 - 09:02 - Atualizada em: 19/08/2019 - 17:03

Hoje é cada vez mais comum encontrarmos pessoas jovens com sérios problemas de coluna, indo de escoliose a grandes hérnias de disco. Mas o que será que está acontecendo para que as pessoas venham desenvolver problemas de coluna cada vez mais cedo? Muitas pessoas acabam achando que o fato de “trabalhar no pesado” favorece uma lesão na coluna, mas o que realmente vem acontecendo é o desleixo com a postura.

Se formos lembrar dos tempos antigos, a postura correta era cobrada até mesmo dentro das escolas – uma senhora de 75 anos, muito provavelmente, tem uma postura melhor do que 90% dos nossos jovens de 20 anos. Outra coisa que vem mudando com o tempo é a postura de trabalho, enquanto antigamente as pessoas variavam mais a postura entre sentado e em pé, hoje em dia a maioria das pessoas acaba trabalhando por longos períodos apenas sentadas, e o pior, em uma postura largada na cadeira.

Isso quando, mesmo em pé, não temos uma pessoa totalmente relaxada com a postura. A junção de postura inadequada, hábitos de vida não saudáveis e sedentarismo facilitam o surgimento de lesões na coluna de forma precoce. Outra coisa que está acontecendo é a pessoa decidir começar a ter uma vida saudável e praticar uma atividade física e na empolgação começa a pular etapas de treino seguro.

Ao começar a fazer academia, corrida, lutas, ou até mesmo o crossfit, é necessário entender a técnica de execução do movimento desejado antes de colocar peso. Além de prevenir lesões, isso faz com que os resultados apareçam mais rápido, o fato de você correr de qualquer forma, levantar peso na academia ou no crossfit sem a técnica adequada pode levar a uma série de compensações que levam a lesões musculares e articulares.

Quem não conhece alguém que estava na academia, por exemplo, exagerou no peso e lesionou a coluna? Será que a culpa é da academia ou da pessoa que, primeiro, colocou mais peso do que realmente conseguia levantar e, segundo, será que a técnica estava correta?

A melhor frase para responder isso eu li em um curso de biomecânica em academia: “A técnica precede a carga”. Os dois extremos não são bons para nós, nem o excesso de confiança durante uma prática esportiva e muito menos o sedentarismo com postura errada: temos que estar equilibrados. Agora, como podem perceber, dentro dos dois exemplos que citei o maior vilão para uma lesão na coluna se instalar é a postura, seja ela no trabalho, em pé, no sofá de casa ou durante a prática esportiva.

Então, o melhor caminho para prevenir uma lesão é a correção da postura, desde como se sentar à pratica esportiva. Não espere aparecer uma hérnia de disco para começar a se cuidar, comece hoje, agora, porque, pode ir por mim, não é nada agradável entrar em uma crise. Evita-la só depende de você.

Bruno Francisconi – CREFITO 10.193547-F

  • Maitlad – (Manual Therapy Institute)
  • McKenzie – (Instituto McKenzie do Brasil)
  • Pilates – (TAO Pilates)
  • Kinesiotaping (Uniasselvi)
  • Podoposturologia (CEFIETE)
  • Pós-graduando em Osteopatia pela
  • Escola de Osteopatia de Madrid (EOM)