“O quanto a tecnologia prejudica a postura”

Por: Bruno Francisconi

16/09/2019 - 16:09 - Atualizada em: 16/09/2019 - 16:50

A tecnologia veio para nos ajudar, tornar nossas vidas mais fáceis, porém quando se trata de postura não é isto que acontece. Com os avanços tecnológicos, o excesso do uso de smartphones, computadores e videogames têm aumentado o número de pessoas sedentárias.

As pessoas têm trocado exercícios físicos por redes sociais e séries de televisão. Mas até onde isso prejudica? Hoje em dia, a maioria das pessoas trabalham sentadas; nossa coluna acaba se mantendo em uma postura de flexão invertendo a curvatura natural que ela tem (lordose), isso acaba gerando uma descarga de peso inadequada nos discos intervertebrais, destratando os mesmos.

Isso em uma pessoa que senta da forma correta. Agora imagine em quem senta com o quadril na ponta da cadeira, ficando quase deitado! Quando ela sai do trabalho, e vai para casa, o que ela faz? Joga-se no sofá para uma maratona de séries, mantendo sua coluna em má postura por mais tempo.

A falta de exercícios físicos, mais a má postura por tempo prolongado, faz com que as dores na coluna apareçam. Já no pescoço, o uso desenfreado de smartphones levou ao aparecimento de uma síndrome chamada “Pescoço de Smartphone”.

Da próxima vez que você for comer em um lugar público, tente contar quantas pessoas estão fazendo uso destes aparelhos durante o tempo que estiver ali. Observe também a postura em que a maioria das pessoas fica durante o uso deles.

Essa postura de ficar com a cabeça projetada para frente e olhando para baixo levam a problemas da coluna cervical e torácica, pois a carga em cima da cervical quando mantemos essa postura é muito grande, gerando estresse nos tecidos musculares da região e das articulações vertebrais.

Para se ter uma ideia quando mantemos nossa cabeça em ponto neutro temos uma carga cervical de 6 Kg, já quando inclinamos a cabeça para frente em 60º o peso vai a 27 Kg.

E quem tem que sustentar esses 21 Kg a mais são os músculos da cervical e torácica, levando ao aparecimento de dores posturais e, futuramente, degenerações dos discos intervertebrais.

O uso adequado da tecnologia, a manutenção da boa postura e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para a diminuição de dores na coluna. A má postura é, com certeza, a maior vilã da nossa coluna.

Venho observando que as pessoas têm procurado tratamentos para problemas sérios cada vez mais cedo. O que antes eras doenças que atingiam pessoas da terceira idade, hoje vem acometendo uma grande maioria com idade entre 20 e 50 anos.

Se você tem dores na coluna lombar, torácica ou cervical faça uma pergunta para si mesmo: como vou estar daqui a 10 anos se continuar assim?

Não espere o aparecimento de problemas sérios na coluna para começar a se cuidar. Monitore sua postura e não fique sedentário, pratique alguma atividade física, assim você e sua coluna estarão cada dia mais saudáveis.

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.