“Novos ares: Smart Fisio em novo espaço”

Foto Divulgação/Smart Fisio

Por: Bruno Francisconi

04/04/2016 - 07:04 - Atualizada em: 04/04/2019 - 08:05

A Smart Fisio – ITC Vertebral chegou em Jaraguá do Sul em 2017, com um propósito: ajudar as pessoas que sofrem de dores na coluna. Hoje trabalhamos com as mais modernas maquinas e as técnicas mais eficazes para o tratamento da coluna vertebral.

Quando avalio um paciente, penso nele como um todo e não apenas em uma pessoa com dor lombar ou cervical. Não é a dor que deve ser tratada, na grande maioria das vezes os principais causadores de dor na lombar, por exemplo, nem estão na coluna lombar, e o tratamento desse paciente deve acontecer de forma global.

Para que o tratamento aconteça de uma forma mais assertiva um dos pontos mais importante é a avaliação, pois uma boa avaliação ira facilitar encontrar a melhor forma para tratar o paciente.

É nela que vou conhecer a causa do problema e assim poder tratar a causa e não os sintomas. Depois da realização da avaliação o tratamento acontece de forma individual. Cada paciente tem um tratamento especifico para o caso dele, não existe “receita de bolo” para tratar cada um.

Costumo brincar com os pacientes dizendo que se eu pegar uma hérnia de disco de L4-L5 colocar ela na minha coluna e também na coluna desse paciente, muito provavelmente nossos sintomas serão diferentes, por isso o tratamento tem que ser montado de acordo com cada um, respeitando as limitações e progredindo os exercícios de acordo com a capacidade individual.

Uma das principais técnicas que aplicamos na Smart Fisio é a Estabilização Segmentar Vertebral, onde vamos trabalhar o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. É ela que vai ajudar esse paciente a não voltar a sentir dor tão cedo e principalmente em movimentos bobos. Com uma paciente que atendi, por exemplo, a coluna travou enquanto ela colocava uma meia.

Alguns estudos nos mostram que pacientes com dor lombar, que foram tratados sem o uso desse fortalecimento, voltaram a sentir dor antes de 12 meses, já os que fizeram a estabilização vertebral só voltaram a sentir dor após 33 meses e com menos intensidade do que antes.

Porém esse fortalecimento exige tempo, não vai ser com um mês que a constituição muscular desse paciente irá mudar, um mínimo necessário para realmente aumentar a força dessa musculatura seria de 6 meses de exercícios físicos específicos para isso.

Pensando nisso resolvi arriscar novamente e mudar a localização da clínica, fomos para uma casa quase 4 vezes maior, onde temos uma estrutura ainda melhor para atendimento.

E o melhor, em breve iremos ter o nosso próprio estúdio de Pilates, onde poderemos dar continuidade ao tratamento desse paciente para, aí sim, fortalecer de forma efetiva a musculatura da coluna.

Esse novo espaço conta com:

  • Uma recepção maior e mais confortável;
  • 2 consultórios;
  • Uma sala de Fisioterapia, onde iremos trabalhar a parte inicial do fortalecimento, além das mobilizações e manipulações que fazemos com a terapia manual;
  • Uma sala específica para as máquinas do ITC Vertebral, assim o paciente consegue realmente relaxar durante o tempo que está na tração eletrônica ou na flexo descompressão, fazendo com que o uso dessas seja ainda mais efetivo.

Venha nos fazer uma visita e conheça a nova estrutura, maior, mais bonita e ainda mais eficaz nos tratamentos da coluna vertebral.

A clínica fica na Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194 em frente a creche corujinha no centro.