“Fisioterapia: a eficiência da terapia manual”

Por: Bruno Francisconi

23/09/2019 - 11:09 - Atualizada em: 23/09/2019 - 11:31

Os problemas na coluna vertebral exigem mais do que apenas calor e “choquinho”. Esse modelo de tratamento é algo ultrapassado. Um método que realmente faz diferença na velocidade e qualidade do tratamento é a terapia manual.

Hoje, dois métodos que vêm fazendo a diferença na vida dos meus pacientes são o McKenzie e a Osteopatia. Quando comecei a trabalhar na área de fisioterapia, confesso que não gostava de atender coluna, pois via que meus pacientes demoravam muito a responder ao tratamento e sempre tinham recaída.

Então, decidi começar a estudar sobre métodos mais eficazes nesse tipo de tratamento. Em 2014, fiz meu primeiro curso de terapia manual, o método Maitlad, e logo comecei a aplicar em meus pacientes. Passei a perceber que eles começaram a parar de sentir dor mais rápido, o que antes muitas vezes levava 30, 40 ou 50 sessões começou gradativamente a diminuir.

Então decidi começar a atender alguns pacientes com apenas o Maitlad e o resultado foi ainda mais efetivo. Com isso, percebi o quanto é importante a terapia manual e, desde então, nunca mais parei de estudar sobre. Em 2017 me formei no Método McKenzie e, com ele, consegui algo que antes era quase impossível, atender aqueles pacientes críticos, com travamento lombar ou cervical, dores alucinantes com irradiações e até dormência de membros.

O melhor de tudo é ver esse paciente, em poucas sessões, praticamente sem dor alguma. Tive casos de pacientes que chegaram na cadeira de rodas, sem conseguir caminhar de tanta dor, e com cinco atendimentos já estava andando normalmente.

A parte mais interessante desse método é a possibilidade de fazer o paciente se tornar independente sobre sua dor. Fazendo os exercícios propostos, a chance de voltar a ter dor é muito baixa, mas, caso isso aconteça, ele próprio pode apenas com esse exercício eliminar a dor ou o travamento, sem haver necessidade de gastar com remédios ou até mesmo uma nova consulta.

Como costumo falar para meus pacientes, meu objetivo é atendê-los uma única vez, e que depois disso não precisem de mim novamente, pois só assim o tratamento foi realmente eficaz. No começo deste ano, iniciei mais uma pós-graduação, em osteopatia, pela Escola de Osteopatia de Madrid.

Esta é a melhor e maior escola de osteopatia do mundo e, mais uma vez, me surpreendi com a velocidade de melhora da dor em meus pacientes. Com esse método, consigo mobilizar e manipular os pacientes de forma mais eficaz. Assim, o tempo de alívio da dor é menor, muitas vezes até imediato.

O que levava 40 sessões para alcançar na grande maioria, hoje leva menos de 10 sessões e, com isso, consigo me concentrar em fortalecer a coluna do paciente, fechando um tratamento 100% eficaz.

A sua coluna precisa ser cuidada por quem estudou para isso, ainda estuda sobre isso e principalmente num lugar especializado em coluna, em ambiente apropriado, com tecnologia de última geração em tratamento de coluna (e hérnia de disco).

Os melhores métodos do mundo num lugar só vão fazer a diferença para que nunca mais sinta dor na coluna.

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512

Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.

Redes sociais: Facebook | Instagram