“Dor no pescoço”

Por: Bruno Francisconi

13/12/2018 - 12:12 - Atualizada em: 13/12/2018 - 12:48

Você já teve dor no pescoço? Torcicolo? Aquela sensação de peso nos ombros? Sabia que isso pode ser o início de um problema na coluna cervical?

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que sofrem de dor no pescoço após um dia de trabalho, por exemplo, o que não sabemos é que o número de pessoas com hérnia de disco cervical e outros problemas cervicais vem cada dia crescendo mais. Isso acontece muito pela postura em que trabalhamos atualmente.

Antigamente, eram raros os cargos de trabalho onde as pessoas ficavam o tempo todo sentadas. Hoje, a grande maioria da população acaba trabalhando sentada e, para ajudar, quando saem do trabalho passam horas sentadas em uma postura errada olhando para a tela do seu smartphone. Essa postura acaba aumentando o peso da cabeça em cima do pescoço consideravelmente. Quando deixamos nossa cabeça em postura correta, ela pesa entre 4,5 a 6 quilos.

Quando inclinamos nossa cabeça em 60º, o peso sobre a cervical aumenta para 28 quilos – isso é um pouco mais de quatro vezes a mais do peso em posição neutra. Ao mantermos essa posição por muito tempo, acabamos gerando uma adaptação postural que chamamos de cabeça protusa, que é quando a pessoa fica com a cabeça projetada a frente do pescoço ao invés de ficar em cima do pescoço.

Isso acaba gerando uma maior tensão da musculatura e ligamentos da coluna cervical, pois são eles quem tem que se esforçar para segurar a cabeça nessa postura errada e assim começam a aparecer as dores na região do pescoço e ombros. Com o passar do tempo, devido a essa adaptação, os discos começam a sofrer degeneração e rupturas do anel fibroso, o que consequentemente pode se tornar uma hérnia de disco.

Aí, então, as dores que eram apenas na região de pescoço em ombros começam a descer pelo braço – aquela dor que vai até o cotovelo ou até mesmo às mãos.

Junto com a dor, também podem aparecer fraqueza e falta de sensibilidade em um dos braços, ou até mesmo nos dois. Quando isso acontece, significa que algo está gerando uma compressão importante dos nervos que vão para nossos braços, o plexo braquial.

Diferente da lombar, as hérnias de disco cervicais são muito mais perigosas, pois dependendo de onde se localizam podem gera uma compressão da medula, o que leva o paciente a uma cirurgia de emergência.

Por isso, é muito importante ajustar o seu ambiente de trabalho a você e não o contrário. Devemos, também, ter muito cuidado com o uso de smartphones e tablets, pois eles podem nos levar a uma adaptação errada de postura.

Se você sentir sintomas como torcicolo repetitivo, dores cervicais que te deixam travado, dor que irradia pelo braço, é importante que procure se tratar e não espere piorar demais para pedir ajuda, pois pode ser tarde demais e a única solução ser a cirurgia.

Se precisar de tratamento especializado em coluna, procure a Smart Fisio – ITC Vertebral, no telefone (47) 3017-8545.