“Dor de cabeça”

Por: Bruno Francisconi

11/10/2018 - 13:10 - Atualizada em: 11/10/2018 - 13:55

Você já teve aquela dor de cabeça que não passa por nada? Algumas vezes, a dor de cabeça pode ser de origem da coluna cervical. Muitas pessoas que têm problemas de coluna cervical, principalmente nas primeiras vértebras, acabam desenvolvendo fortes dores de cabeça. Isso porque temos diversos músculos que ligam o pescoço ao crânio, e as alterações de tensões desses músculos podem refletir em dores de cabeça.

Nesse caso, a terapia manual é a principal arma contra a dor, onde o fisioterapeuta, com as próprias mãos faz correções manipulativas nas vértebras e também elimina as tensões dos músculos acometidos. Para quem tem dor de cabeça frequente, já tomou remédio, foi a um oftalmologista e mesmo assim a dor persiste, essa sua dor pode ser sim de origem cervical.

Outro método muito eficaz para o tratamento das cefaleias é o Método McKenzie, onde trabalhamos com exercícios específicos para o paciente e os ensinamos a como fazer em casa. A grande vantagem desse método é a educação desse paciente para saber se auto tratar. Sim, isso mesmo, tornar o paciente independente com esse método. Assim, caso um dia a dor volte, é só o paciente realizar os exercícios ensinados que ele mesmo resolve essa crise sem necessidade de uma intervenção fisioterapêutica ou remédios. Em geral, o tratamento desse tipo de dor de cabeça é muito rápido. Com apenas algumas sessões o paciente já sente um alívio muito grande. Em alguns casos, o paciente já sente alívio total dos sintomas já na primeira sessão.

Outros fatores que colaboram para o surgimento das enxaquecas são: abuso de medicamentos, esforço físico, estresse, fome, fortes odores (perfume), irregularidades no sono, luzes e sons intensos e mudanças bruscas de temperatura e de umidade. E nos casos das cefaleias tensionais são: ansiedade, cansaço, estresse emocional ou mental, incluindo depressão, excesso de exercícios, fome, má postura, repouso insuficiente. Alguns dos sintomas desse tipo de dor de cabeça são: leve dor ou pressão na frente, topo ou laterais da cabeça, no fim do dia, dificuldade em adormecer e manter o sono, fadiga crônica, irritabilidade, dificuldade de concentração, sensibilidade à luz ou ruído e dores musculares.

Se você sente um desses sintomas, já tentou tratar de todas as formas essa dor de cabeça e nada teve o efeito esperado, venha nos fazer uma visita. Nós podemos ajudar a eliminá-la e, o mais importante, ensinar exercícios específicos, além dar algumas dicas que façam com que isso não volte a acontecer.

Chega de dor de cabeça e de tomar remédio para isso, o tratamento é extremamente rápido e eficaz, cuide da sua saúde, não deixe ela para depois. Lembre-se que colhemos no futuro o que plantamos agora, então não ignore os sinais do seu corpo. Venha se tratar.