“As dores no nervo ciático”

Foto: Divulgação

Por: Bruno Francisconi

07/10/2019 - 13:10 - Atualizada em: 07/10/2019 - 13:21

Você sabia que uma das doenças que mais aposentam e afastam pessoas de seus trabalhos são doenças do nervo ciático? A principal queixa nesses casos são dores que descem pela perna podendo doer no glúteo, coxa, panturrilha e até nos pés.

Qualquer lesão do nervo ciático tem que apresentar esses sintomas que chamamos de irradiação, se a dor se encontra apenas na coluna lombar, por exemplo, muito dificilmente haverá uma lesão ou compressão do nervo. Mas o que nos leva a ter esse tipo de lesão?

O mais comum é a hérnia de disco, que dependendo do tamanho e localização da hérnia pode gerar uma compressão do nervo fazendo, assim, que apareça a irradiação. Lesões musculares ligamentares perto do nervo podem também gerar essa irradiação.

Isso porque a inflamação gerada por essa lesão ataca o nervo também fazendo com que a irradiação apareça. Felizmente como já disse anteriormente 95% das hérnias de disco não necessitam de cirurgia, isso porque o nervo ocupa apenas 20% do espaço de onde ele sai da nossa coluna.

Seria necessário que uma hérnia ocupe 81% desse espaço, para que haja uma compressão efetiva em cima desse nervo.

Nesse caso o tratamento seria passar por uma descompressão do nervo, para a melhora da mobilidade da coluna e, por fim, exercícios que fortaleçam os músculos estabilizadores da coluna.

É muito importante nesse caso que o paciente entenda a importância da reeducação postural, para que ele não volte a ter crises de dor. Essa educação vai desde a postura da pessoa sentada até movimentos como pegar peso do chão ou um simples escovar dos dentes.

Outro tipo comum de lesão é a Síndrome do Piriforme. Mas o que é isso?

Bem, o piriforme é um músculo que fica de baixo do glúteo, e o nervo ciático passa, em alguns casos, por dentro dele. E em outros o ciático passa entre ele e o osso do quadril. Quando esse músculo entra em espasmo ele acaba pressionando o nervo ciático gerando irradiação e muitas vezes dando um falso diagnóstico de hérnia de disco.

O tratamento para isso é mais simples, pois o que precisamos fazer é melhorar a biomecânica do quadril e achar o motivo do músculo estar entrando em espasmo. Temos também que alongar bem toda essa região e depois fortalecer para que não volte a acontecer.

Se você sente qualquer dor que desce pela perna ou que vá da coluna para glúteo procure tratamento, não espere essa compressão se tornar ainda maior. Dependendo do tempo e do quanto esse nervo foi pressionado algumas sequelas podem ser irreversíveis.

Por isso, não se encha de remédios e relaxantes musculares, eles vão apenas diminuir o sintoma, mas não resolverão o problema.

Se fazemos sempre revisão do nosso carro, por que não cuidamos do nosso corpo? Lembre-se que colhemos o que plantamos agora, então te faço mais uma vez a mesma pergunta: como você quer estar daqui a 10 anos? Cuide-se e viva uma vida mais saudável e sem dor.

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram