“Empresa Simples de Crédito (ESC): um novo tipo de negócio”

Por: Bom Microcrédito

21/09/2020 - 10:09 - Atualizada em: 21/09/2020 - 10:39

Conseguir linhas de crédito para investir no próprio negócio pode ser extremamente desafiador para quem tem uma micro ou pequena empresa. O melhor produto para atender essa demanda do empreendedor é o microcrédito, produto que já explicamos o que é e como você pode usá-lo para alavancar seu negócio.

Dentro deste cenário do microcrédito, recentemente surgiram as Empresas Simples de Crédito (ESC): um novo modelo de negócio sancionado em Abril de 2019 pelo Governo para fomentar a economia ao emprestar dinheiro aos empreendedores que necessitam. A seguir, vamos explicar o que é uma ESC e como ela funciona.

ESCs são um novo tipo de negócio

Este tipo de empresa permite que pessoas físicas abram um negócio formal (pessoa jurídica) para emprestar dinheiro para outros negócios. Portanto, a função das ESCs é facilitar o acesso à crédito, realizando operações financeiras como empréstimos e financiamentos exclusivamente para quem é MEI, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Micro e pequenas empresas representam 95% do total de empresas brasileiras e, mesmo assim, sofrem com pouco acesso à crédito e taxas altas. Dessa forma, uma ESC pode ser a alternativa ideal para resolver essa questão, já que oferece taxas mais baixas. Enquanto as taxas de juros em um banco tradicional podem chegar até 17% ao mês (ou seja, 204% ao ano), as taxas de juros de uma ESC podem ser de até 5% ao mês (60% ao ano).

Como abrir uma ESC?

Digamos que você tem um valor em uma poupança que não está usando e decida abrir uma Empresa Simples de Crédito. Sendo uma ESC você lucra emprestando esse dinheiro através de uma empresa formal, de forma transparente e regulamentada.

Uma ESC é caracterizada por três aspectos principais. São eles: 1) uma pessoa física com registro de pessoa jurídica; 2) atua apenas no município onde está localizada a sede e cidades ao redor; 3) tem renda bruta anual de até R$4,8 milhões.

Para abrir uma ESC e começar a operar você não precisa ser um especialista financeiro. Você pode ser parceiro da Bom e colocar sua ESC no mercado de forma profissional, simples e segura. Nós somos uma plataforma preparada para trazer segurança, gestão e rentabilidade às ESCs. Em cinco anos de operação, já aplicamos mais de R$30 milhões em microcrédito para empreendedores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Para saber mais, fale conosco através do e-mail contato@usebom.com. Para sanar eventuais dúvidas, entre em contato através das nossas redes sociais (@bommicrocredito). Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (47) 9 9955-4586.