“Carta de Consulta SCR e sua importância em uma operação de crédito”

Foto divulgação | Bom Microcrédito

Por: Bom Microcrédito

09/11/2020 - 11:11 - Atualizada em: 09/11/2020 - 11:33

Na hora de buscar crédito para o seu negócio, seu perfil passa por várias análises feitas pelas instituições financeiras. Além dos documentos que são solicitados para iniciar a operação, existe um em particular, que é muito importante para todas as instituições: a Carta de Autorização da Consulta de SCR.

Esse é o documento que autoriza a consulta de suas informações em todas as organizações financeiras regulamentadas pelo Banco Central (Bacen) e contempla mais um ponto de avaliação de sua proposta de crédito.

O que é SCR?

Obrigatoriamente, toda instituição financeira regulamentada deve informar ao Bacen mensalmente o saldo da carteira dos seus clientes, pessoa física e jurídica. Logo, é construído um banco de dados com essas informações, que é chamado de Sistema de Informações de Crédito ou simplesmente SCR.

Então, com a carta de autorização, uma consulta pode ser realizada no SCR pelas instituições financeiras credenciadas ao Bacen para verificar o saldo no CPF e CNPJ de quem está solicitando crédito.

Para que serve a carta?

Com essa carta assinada é possível encontrar qual o saldo ativo, possível existência de saldo vencido e prejuízo, além de verificar qual o histórico do saldo nos últimos 24 meses.

Para entender qual a diferença entre saldo ativo, vencido e prejuízo:

  • Ativo: digamos que você realizou um empréstimo e está pagando as parcelas em dia. Logo, o valor que ainda não foi liquidado está ativo (afinal, você não está inadimplente) e ele vai diminuindo conforme as parcelas são pagas;
  • Vencido: se você se tornar inadimplente (não pagar suas parcelas), o seu saldo vencido cresce de acordo com o valor das parcelas que não são quitadas;
  • Prejuízo: se as suas parcelas estão vencidas a muito tempo, as instituições entendem que a probabilidade de pagamento do saldo emprestado é muito pequeno e isso se torna um prejuízo para a instituição.

Como funciona a análise?

A análise verifica se o solicitante está endividado ou não a partir do levantamento das informações disponíveis no SCR. É feito uma verificação da capacidade de pagamento do financiamento. A consulta é uma das partes mais importantes do processo de análise e é realizada por todas as instituições financeiras, inclusive pela Bom.

Para saber mais sobre o microcrédito e fazer uma simulação, acesse nosso site: https://www.bommicrocredito.com.br

Você pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (47) 9 9955-4586. Em nosso blog e redes sociais você também encontra conteúdos sobre empreendedorismo, microcrédito e finanças para o seu negócio. Acesse o site ou siga nosso Instagram.