“Banco ou fintech? Qual o melhor parceiro para o empreendedor?”

Foto Divulgação/Bom Microcrédito

Por: Bom Microcrédito

24/08/2020 - 09:08

Há alguns anos nunca imaginaríamos que o atual sistema financeiro pudesse ser confrontado. Mas tudo mudou com o avanço da tecnologia e as primeiras fintechs começaram a surgir no horizonte, batendo de frente com o sistema financeiro tradicional.

A crise global de 2008, causada pelo estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos, fez com que os bancos precisassem de subsídios milionários do Estado para se manterem de pé. Assim, as instituições bancárias perderam os status de infalíveis, seguras e fortes e, junto com elas, a atuação dos reguladores foi discutida.

Fintech é um termo relativamente novo, mas que está se popularizando rapidamente. Ele une as palavras financial (financeiro, em inglês) e technology (tecnologia) para oferecer tecnologia financeira.

Menor custo, menor taxa

As fintechs se multiplicaram nos últimos anos, oferecendo todo tipo de solução financeira de forma independente. Atuando na redução das taxas de juros e mudando a experiência do usuário no acesso aos serviços financeiros, as fintechs estão crescendo e conseguindo sua fatia de mercado atacando as principais dores do seu público-alvo de forma mais eficiente que seus principais concorrentes: os bancos.

Bancos x Fintechs: diferenças

Os bancos tradicionais existem há anos e são reconhecidos mundialmente, pois estão inseridos em nosso dia a dia. Por já fazerem parte do nosso cotidiano, eles detém credibilidade e confiança. Ao mesmo tempo também são associados a burocracia, juros altos, filas e processos lentos.

Fintechs, por outro lado, oferecem agilidade e tecnologia. Como elas investem pesado em tecnologia, seus processos se tornam mais adaptáveis, com menores custos e menos burocráticos. Outra característica importante é que as fintechs são muito mais amigáveis e descontraídas, atraindo assim um público mais jovem ou que está cansado da seriedade dos bancos.⁣

A realidade do pequeno empreendedor

Hoje, 90% dos micro e pequenos empreendedores não têm acesso a crédito e mais de 50% acabam fechando antes do 5 ano de existência. As fintechs vieram para mudar esse cenário.

Aqui na Bom queremos dar acesso a microcrédito em lugares onde esse benefício não existe e orientar o empreendedor nessa jornada tão difícil, mas gratificante.

Viemos para atualizar o setor microfinanceiro desenvolvendo tecnologias para a automatização de processos, smart contracts e análise de crédito. Todas essas ações servem para reduzir os custos operacionais e entregar uma taxa mais acessível, aumentando a competitividade e pressionando os concorrentes.

As fintechs vieram para acabar com os bancos?

Nossa resposta é: talvez sim, talvez não. Hoje, elas têm um papel importante na descentralização do setor financeiro e no aumento da competitividade das taxas de juros e, pouco a pouco, estão ganhando o mercado com seus produtos diferenciados e gerando valor ao seu cliente. ⁣

Então, a tendência é que logo você troque seu banco tradicional por uma fintech que irá entregar um produto melhor, mais conveniente, eficiente e de menor custo.

Conte com a gente para o que precisar! Nascemos com o propósito de ajudar o empreendedor a conquistar seu espaço no mercado. Acesse nosso site e confira como funciona o microcrédito digital para pequenos negócios: www.bommicrocredito.com.br.

Você pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (47) 9 9955-4586. Em nosso blog e redes sociais você também encontra conteúdos sobre empreendedorismo, microcrédito e finanças para o seu negócio. Acesse o site ou siga nosso Instagram.

Texto escrito por Ícaro Burtet Moura – CEO Bom Microcrédito