Você sabia que manter um protocolo completo de vacinas ajuda na prevenção e na imunidade do seu pet contra muitas doenças? Na coluna de hoje vamos falar sobre a importância das vacinas e outros cuidados para que seu pet tenha mais qualidade de vida.

As vacinas foram responsáveis pela erradicação e controle de diversas doenças ao longo da história. Esta é a maneira mais segura de se evitar epidemias e contribuir para a saúde de toda a população animal. Cães e gatos possuem protocolos de vacinas distintos. Na maioria dos casos, cães devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida e gatos a partir de 8 semanas de vida. E depois desse ciclo inicial, é importante fazer o reforço anual.

As vacinas mais comuns e essenciais são: polivalente, raiva e gripe. Mantenha as aplicações em dia e ajude seu pet a viver mais e melhor.

Além das vacinas, há outras formas de prevenção de doenças, confira algumas dicas importantes:

Evitar pulgas e carrapatos: cuidados para a prevenção de pulgas e carrapatos devem ser feitos em todos os animais: os que vivem em casa, sítio, casa de praia ou apartamento. Isso porque a infestação por esses parasitas pode ocorrer em qualquer ambiente e, muitas vezes, não é nem necessário que o pet saia de casa para isso. As pulgas e carrapatos podem vir, por exemplo, no sapato do tutor ou pela parede. Por isso, prevenir é sempre importante, já que os ectoparasitas podem transmitir doenças graves.

É importante manter tudo limpinho em casa, de preferência com o uso do aspirador e com a aplicação de produtos que são capazes de matar as pulgas em qualquer estágio. Para auxiliar na proteção do seu pet, o veterinário pode indicar um anti pulgas que ajudará a afastar esses parasitas da pele dele.

Higiene: é muito importante que seu cão ou gato tenha uma rotina de higiene. Para cães o período de banho e tosa deve ser mais frequente, mas pode variar de acordo com o estilo de vida e porte. E assim como nós humanos, a escovação dos dentes é necessária para evitar tártaros. Já os gatos, apesar de se manterem limpinhos por mais tempo e fazerem sua própria higienização lambendo os pelos, também precisam de uma rotina de higiene e escovar os pelos com frequência contribui para essa rotina.

Alimentação: quando estamos falando de alimentação pet a escolha dos alimentos mais adequados para o seu animal de estimação é de extrema importância. O alimento precisa atender suas necessidades energéticas e nutricionais. Assim como a dieta humana, a saúde dos cães e gatos depende de uma alimentação correta e balanceada que contenha um grande conjunto de nutrientes para suprir todas as necessidades diárias, são eles: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água.

Recentemente, estudos indicam que a inclusão de fibras na dieta de cães e gatos tem funções benéficas para manutenção da saúde do trato gastrointestinal e prevenção de doenças. Sendo reconhecida a importância da inclusão adequada na proporção de fibras solúveis e insolúveis nas dietas de cães e gatos.

Atividade física: assim como nós humanos os pets também precisam estar em movimento. É recomendado que os animais tenham uma rotina de atividade física de, no mínimo, 3 vezes na semana, sempre com tempo hábil para descanso e repouso do animal após a realização, assim como hidratação adequada.

Faça consultas regulares no Veterinário e mantenha a saúde do seu pet sempre em dia!