Nunca se falou tanto em adoção de animais de estimação quanto nos últimos meses. Não somente no Brasil, mas no mundo inteiro! É que, por conta da pandemia da Covid-19, alguns adultos que moram sozinhos buscaram nos pets uma companhia saudável. Outras famílias encontraram nos animais um jeito de entreter as crianças durante o período de isolamento social mais rígido.

Mas, adotar um animal é uma atitude que deve ir além de um momento. E não deve ser visto como caridade. Pelo contrário, é preciso muita responsabilidade.

Antes de adotar, é preciso entender que esse é um compromisso firmado por alguns anos, que envolve custos financeiros e dedicação de tempo. E o mais indicado é que todos os membros da família estejam de acordo.

A partir do momento em que o pet chega no novo lar, ele passa a ser parte da família. Como tal, precisa ter atendidas necessidades básicas, além das carências emocionais e exige muitos cuidados especiais.

O primeiro passo é buscar orientação profissional. O veterinário irá orienta sobre a importância de aplicar todas as vacinas e vermífugos necessários para garantir a saúde do seu amiguinho. Além disso, você será aconselhado sobre os cuidados com alimentação e também as melhores dicas de socialização, para seu pet poder brincar feliz com outros animais.

A adaptação na nova casa também é muito importante para saúde mental do seu novo amigo, por isso, a exploração da casa e a restrição de alguns acessos desde o início, pode se fazer necessário, principalmente para evitar acidentes.

Depois da adoção é necessário ter calma e paciência. Tanto o responsável quanto o pet precisam se adaptar um ao outro e às novas rotinas. É preciso estar atento ao comportamento do animal para entender as necessidades específicas e respeitar a sua individualidade. Com tudo isso em mente – e muito amor para dar – você terá um amigo incondicional, que não te julga e está sempre pronto para oferecer uma conexão e muito carinho!

Seu próximo grande amor está te esperando!

A Bicho Urbano em parceria com a Fujama, está promovendo uma feira de adoção que acontece no sábado (25/09), das 9h às 13h, na Bicho Urbano Pet Shop e Clínica Veterinária.