O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura ideal para que o carro funcione sem problemas. Ele ajuda na refrigeração do carro, mantendo em torno de 90º a 110º celsius.

O sistema de arrefecimento depende de algumas peças que trabalham em conjunto: radiador, reservatório de expansão, ventoinha, bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, mangueiras e o fluido, composto por aditivo e água desmineralizada.

Como funciona

Após o acionamento da bomba d’água, o fluido é impulsionado por meio das mangueiras e percorre um caminho dentro do motor até o radiador. Nesse trajeto, a temperatura do líquido fica bem mais alta, e quando ela chega ao radiador, faz a troca de calor com o ar de fora para que seja resfriada.

Quem libera o fluxo do líquido pelas mangueiras para que esse processo ocorra é a válvula termostática. Ela deixa o fluido passar quando o motor atinge uma certa temperatura e o bloqueia no momento em que ele esfria. Esse processo é facilitado pela ventoinha, que ajuda a retirar calor do motor.

Os defeitos mais comuns no sistema de arrefecimento são: o vazamento do fluido e o não funcionamento da bomba d’água.

 

Aditivo

Aditivo é uma parte essencial do sistema de arrefecimento. Ele ajuda a impedir o congelamento no inverno, e a manter o carro fresco no verão. Conserva as peças do sistema e impede a ferrugem de avançar. É misturado com água e colocado no reservatório do líquido de arrefecimento e do radiador.

Cuidados

É importante verificar o nível do líquido no reservatório periodicamente. Se estiver muito baixo, pode ser que haja algum vazamento. Nunca abra a tampa do componente se o veículo estiver ligado ou logo após ter ficado em funcionamento. Fazer revisões periódicas com seu mecânico de confiança é essencial!

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3273-5605 ou Whatsapp (47) 99154-9452.