Balanceamento e geometria são essenciais para boa dirigibilidade

Por: Mecânica Baumann

01/09/2020 - 13:09 - Atualizada em: 10/09/2020 - 09:34

Balanceamento e geometria mexem diretamente com o equilíbrio de importantes componentes do veículos e por isso são importantes para a boa dirigibilidade.

O balanceamento tem como objetivo equilibrar pneus e rodas, para que elas girem sem provocar vibrações. Isso é feito com a aplicação de chumbo nas regiões mais leves da roda e funciona como contrapeso, que compensa a desigualdade formada ao longo do tempo.

Quando o motorista sente o carro trepidar ou fazer barulhos estranhos em velocidade acima dos 60 km/h, pode significar que o veículo está desbalanceado. A instabilidade pode ser percebida mais próxima ao volante, que significa que as rodas dianteiras não estão balanceadas, ou mais na parte de trás do veículo, que acusa o desbalanceamento das rodas traseiras.

Já a geometria ajusta os ângulos das rodas do carro para que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Quando o veículo puxa para um dos lados no momento em você solta o volante significa que é necessário fazer a geometria.

Por que fazer balanceamento e geometria?

Os procedimentos são diferentes, porém eles se complementam e possuem o mesmo grau de importância em relação a estabilidade do veículo. Por isso, geralmente os serviços são feitos ao mesmo tempo.

Evitar desgastes problemas no futuro com pneus, amortecedores e rolamentos são alguns dos benefícios. Além disso, mantém boa dirigibilidade, sem vibrações estranhas, carro puxando para um dos lados etc.

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3273-5605 ou Whatsapp (47) 99154-9452.