Vereador propõe que Prefeitura de Jaraguá do Sul construa um abrigo para animais abandonados

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

06/02/2021 - 05:02

O crescimento de animais abandonados nas ruas de Jaraguá do Sul, principalmente durante a pandemia e a dificuldade enfrentada pelas Organizações Não-governamentais (ONGs) de abrigar e encaminhar muitos pets para adoção, levou o vereador Anderson Kassner (PP) a defender a construção de um abrigo no município.

A indicação do parlamentar recebe apoio também dos vereadores Nina Santin Camello (PP) e Luís Fernando Almeida (MDB).

A ideia do abrigo será apresentada em formato de indicação na próxima terça-feira (9) na Câmara de Vereadores de Jaraguá e encaminhada ao prefeito Antídio Lunelli. Kassner sugere que sejam realizados estudos para a construção do lar dos animais domésticos com recursos do orçamento da Fujama. Desde o ano passado, ele tem mantido contato com a Fujama para alinhar um projeto de construção e funcionamento do abrigo.

Segundo o vereador, o lar para animais abandonados pode ser construído em um terreno da própria Prefeitura e em local mais distante do Centro para evitar que fique muito próximo de outras residências.

Além disso, ressalta que as ONGs que atuam com a retirada dos animais das ruas e oferecem cuidados a estes pets possam administrar o futuro abrigo com auxílio do poder público.

“Luto pela causa animal há muito anos e sei da dificuldade das ONGs locais. Essas entidades já realizam a castração, chipagem e outros cuidados e nada mais justo que elas possam ter um espaço adequado para receber os animais abandonados”, comenta.

Vereador Anderson Kassner (PP) participou de reunião sobre tema | Foto Divulgação/CMJS

 

Indicações

O presidente da Câmara jaraguaense Onésimo Sell (MDB) começou com a corda toda seu mandato como vereador. Em uma de suas postagens no facebook, ele destacou que já apresentou mais de 70 indicações, e a cada sessão 10 serão votadas.

Via Verde 3

Uma das indicações apresentadas por Sell foi a implantação da Via Verde 3 da ponte do Centenário até as ruas Guilherme Tank e Emílio Gaedke interligando com a Rua Carlos Oechsler, no bairro Ilha da Figueira. A Via Verde além de ter se tornada a queridinha dos jaraguaenses, já começa a ter o projeto copiado por outras cidades, inclusive da nossa região.

Veículo

Assim como a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a de Guaramirim também recebeu um veículo das estruturas de Mobilidade dos Sistemas Únicos de Assistência Social (MobSuas), do governo federal esta semana.

A entrega 225 automóveis para 135 cidades catarinenses ocorreu na Capital com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni e o governador Carlos Moisés, além demais políticos e autoridades. O automóvel repassado a Guaramirim será utilizado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Já o veículo recebido por Jaraguá será cedido à Apae.

Sem ponto facultativo

Assim como aconteceu em 2019 e 2020, a Prefeitura de Jaraguá do Sul não decretará ponto facultativo durante o Carnaval deste ano. Sendo assim, o expediente na Prefeitura será normal nos dias 15, 16 (Carnaval) e 17 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). Muitas pessoas não sabem ou confundem Carnaval com feriado. Na verdade trata-se de uma festa popular e não é considerada um feriado nacional por não ser estabelecida por lei.