TSE estuda possibilidade de adiar eleições municipais

Foto: Agência Brasil

Por: Áurea Arendartchuk

04/04/2020 - 06:04

Neste período de pandemia em que decisões tomadas ou prazos dados podem ser modificados por conta de uma preocupação maior, que é a saúde da população, até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estava irredutível há menos de uma semana com relação à data das eleições municipais, já cogita a possibilidade de mudança.

Os ministros do TSE estudam um possível adiamento do pleito de outubro para dezembro e isso pode ocorrer quando o ministro Luis Roberto Barroso, assumir a presidência do TSE em maio no lugar da ministra Rosa Weber.

Em entrevista ao jornal o O Globo esta semana, Barroso afirmou que o debate ainda é precoce, mas ressaltou que se as eleições forem adiadas, será por um período mínimo.

“A saúde da população é o bem maior a ser preservado. Por isso, no momento certo, será necessário fazer uma avaliação sobre esse tema do adiamento das negociações. Mas estamos em abril. O debate ainda é cedo. Não há certeza de como a contaminação vai evoluir. Na hipótese de adiamento, ele deve ser o período mínimo necessário para que as chances de conseguir segurança com a população. Estamos falando de semanas, talvez dezembro” disse o ministro ao jornal.

De acordo com o ministro, a eventual prorrogação de mandatos não está sendo cogitada pelo TSE, porque violaria a Constituição Federal. Ele também destaca que unificar as eleições municipais com uma disputa nacional em 2022 seria prejudicial por conta dos temas a serem usados ​​nas campanhas que são totalmente diferentes.

Em várias declarações dadas à mídia, a atual presidente do TSE Rosa Weber, declarou que é contrária em adiar as eleições mesmo por conta do coronavírus. Inclusive o período da janela partidária e da desincompatibilização permaneceram inalterados, terminando neste sábado (4).

Mais para frente tem outra data importante para as eleições municipais, as convenções partidárias agendadas para agosto e aí começa oficialmente o processo eleitoral. Conforme for o desenrolar da pandemia do Covid-19, a realização das convenções também pode ser prejudicadas por conta de impedimentos como a aglomeração de pessoas. São muitas incertezas.

 

CONFIRA MAIS ASSUNTOS ABORDADOS NA COLUNA:

1 – A Justiça suspendeu na sexta-feira (4) duas sessões do Legislativo jaraguaense

2 – Deputado quer redução de salários de parlamentares e verba de gabinete na Alesc

 

CURTAS

Retorno

Por conta da pandemia do novo coronavírus, Câmara de Vereadores de Guaramirim prorrogou a suspensão das atividades. O retorno estava programado para sexta-feira (3), mas o Legislativo prorrogou a suspensão das atividades com nova sessão agendada para o dia 13 de abril. A medida segue portaria do governo do Estado com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus.

Aulas

A partir da próxima segunda-feira (6) as escolas de Massaranduba começam a oferecer ensino na modalidade de Educação à Distância (EAD). Por isso, a Secretaria de Educação, fez algumas ações, como o lançamento do site www.educacao.massaranduba.org e a implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Para o secretário de Educação Cristiano Tironi, essas iniciativas têm como objetivo minimizar a falta das aulas presenciais, ocasionado pelo coronavírus, garantindo o cumprimento das 800 horas previstas na LDB. “O AVA é mais um passo que estamos dando para alinharmos a educação às demandas da comunidade” complementou.

Online

A Secretaria de Educação de Guaramirim também dará início ao processo de aulas online para a rede municipal de ensino. Neste primeiro momento, a orientação é para que os pais fiquem atentos e respondam ao questionário que estará disponível na página das escolas e também com a direção escolar a partir de segunda-feira (6).

Segundo a secretária de Educação Marja Rebelato, a adoção de aulas online tem o objetivo de minimizar ao máximo os danos no processo de ensino de aprendizagem dos alunos devido ao recesso causado pelo novo coronavírus. Já foram disponibilizados por meio da página da Semed no Faceboook (@semedguaramirim) e das próprias escolas uma série de atividades para os pais fazerem com as crianças.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul