O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e o Ministério Público de SC firmaram parceria esta semana para aplicação de mais uma solução tecnológica que atesta a confiabilidade do processo eleitoral e que estará à disposição dos eleitores catarinenses. O aplicativo QR Tot, desenvolvido pelo TRE-SC, vai trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, em âmbito estadual.

A novidade tem caráter inédito no país e foi compartilhada com o MPSC na quinta-feira (1), por meio de Memorando de Entendimento assinado pelo presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann; pelo procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin; pelo diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro; pela secretária-geral do MPSC, Ariadne Klein Sartori; e pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.

O documento prevê que o Ministério Público receba orientação técnica do Tribunal quanto à instalação e uso da solução QR Tot, em celulares com o sistema Android, para efetuar a leitura dos votos computados em cada Boletim de Urna (BU), ao final da votação, integrando seus resultados ao somatório das leituras realizadas pelos demais usuários do sistema, em cada seção eleitoral do estado.

Desta forma, o MPSC pode atuar de forma independente para planejar e organizar a leitura dos boletins de urna nos locais de votação, além de apoiar as leituras a serem realizadas por outros interessados no processo eleitoral que obtenham acesso ao aplicativo QR Tot, em meios gerenciados e divulgados pelo órgão público. “Isso pode inverter a sistemática de transmissão de dados, é um aperfeiçoamento do próprio processo eleitoral. É a urna eletrônica 4.0”, avaliou o procurador-geral, Fernando Comin.

“Quem estiver com alguma preocupação em relação à nossa transparência, nós vamos transmitir essa transparência com agilidade e confiabilidade. Vamos mostrar ao povo catarinense e ao país que, mais uma vez, Santa Catarina é um estado modelo e queremos mostrar a nossa competência nesta eleição”, afirmou o desembargador Leopoldo Brüggemann.

O uso do QR Tot nas Eleições 2022, em âmbito estadual, foi autorizado pelo TSE.

 

Sabatina candidatos

A Acijs junto com a CDL, a Apevi e a Federação das Indústrias de SC e os Sindicatos Patronais, entidades integrantes do Centro Empresarial de Jaraguá, iniciam na segunda-feira (5) a agenda com os candidatos ao governo do Estado e ao Senado da República, concorrentes às eleições 2022. De acordo com confirmação prévia, neste primeiro encontro estarão presentes os candidatos a governador Odair Tramontin e ao Senado Luiz Barboza Neto, às 19h; e os candidatos a governador Gean Loureiro e ao Senado Raimundo Colombo, às 20h.

 

Projetos

A Câmara dos Deputados encerrou a semana de esforço concentrado com a aprovação em Plenário de todas as seis medidas provisórias que corriam risco de perder o prazo de validade antes do primeiro turno das eleições, em outubro. Também foram aprovados projetos relacionados à saúde e à mulher que foram encaminhados à sanção presidencial, como a criação da Loteria da Saúde, a regulamentação da profissão de condutor de ambulância e um programa para orientação de pacientes com câncer de mama.

Cirurgias eletivas

O número de cirurgias eletivas realizadas este ano em Santa Catarina alcançou a marca de 84.623 procedimentos até junho. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, SC vem desde o início do ano numa curva ascendente, em janeiro foram 8.883 cirurgias eletivas e no último mês de junho alcançou 17.509 intervenções, quase o dobro em relação ao primeiro mês do ano. Para intensificar o fluxo de produção das cirurgias eletivas em todas as regiões, a Secretaria de Estado da Saúde tem percorrido hospitais contratualizados e no fim de agosto foi possível pactuar 25 mil cirurgias eletivas ao mês.