Schroeder tem o maior número de títulos cancelados na região de Jaraguá do Sul

A Justiça Eleitoral encerra no dia 6 de maio o período para o recadastramento biométrico obrigatório do eleitorado.

Os eleitores que não fizeram o recadastramento ainda no ano passado no cartório ou em pontos disponibilizados pela Justiça em suas cidades devem comparecer para fazer esta atualização, pois acabam tendo o título cancelado.

O eleitor também tem a opção de agendar sua ida ao cartório por meio do telefone 0800 647 3888 no horário das 13h às 19h.

Segundo o chefe da 17ª zona eleitoral de Jaraguá do Sul Eduardo Arbigaus, na região de Jaraguá do Sul a única cidade que teve um percentual acima da média de 15% no cancelamento de títulos devido ao não comparecimento dos eleitores no ano passado para a recadastramento biométrico foi Schroeder.

O município registrou 2.513 cancelamentos de títulos. Até novembro do ano passado constava nos registros do cartório eleitoral 13.237 eleitores, enquanto que pela atualização deste mês chegam a 10.724 chegando a quase 20% de cancelamentos.

Arbigaus comenta que são dois fatores que podem ter levado à baixa maior de eleitores em Schroeder, a primeira é a troca de cidade e aí a Justiça Eleitoral local não tem como saber desta mudança, já que se o eleitor muda de endereço acaba solicitando a transferência ao cartório do município onde vai residir. O segundo fator é que estes eleitores podem ter perdido o prazo do ano passado e agora têm que procurar o cartório para regularizar a situação.

Em Jaraguá do Sul, a procura de eleitores pelo recadastramento biométrico está dentro da média. Segundo o chefe do cartório em 2016 o número de eleitores foi de 114.349, enquanto que até este ano chegam a 113.659.

Com o título cancelado o eleitor acaba sofrendo alguns impedimentos como obter passaporte e carteira de identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.
Além de atualizar as informações de sua inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas.

Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.

Prestação de contas

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebe nesta quinta-feira (27) duas audiências públicas de prestação de contas da Prefeitura. Às 13h30 ocorre a primeira para apresentação do relatório de atividades da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2019. A audiência será conduzida pelo vereador Anderson Kassner, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Já às 15h acontece a audiência de avaliação das metas fiscais relativas ao 3º quadrimestre de 2019, que será apresentada pelo contador Mário Lemke, com acompanhamento da Secretaria de Transparência e Integridade Pública. A audiência será conduzida pelo vereador Marcelindo Carlos Gruner, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. As audiências serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara.

CURTAS

Perda

Faleceu na noite de terça-feira (25), o ex-vereador e servidor da Prefeitura de Guaramirim, Adilson André Araújo, 59 anos, conhecido como Ada Araújo. Ada foi vereador por dois mandatos, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004 e atualmente trabalhava como assistente administrativo de planejamento na Prefeitura do município.

Reforma

Com a instalação na semana passada da Comissão Mista da Reforma Tributária pelos presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado Davi Alcolumbre, ambos do DEM, os 25 deputados e 25 senadores escolhidos pelos dois líderes vão produzir um texto de unidade nas duas Casas sobre o tema. Os parlamentares terão o prazo de 45 dias para consolidar as propostas no Congresso. Na lista não consta nenhum catarinense.

Líder do governo

O governador Carlos Moisés (PSL) oficializou ontem a indicação da deputada Paulinha (PDT) para a função de líder do Governo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O documento foi lido na sessão ordinária da Alesc. Essa será a primeira vez na história da Alesc que a liderança do governo será exercida por uma mulher. A parlamentar substitui Maurício Eskudlark (PL) que deixou a função no fim do ano passado.

Oposição

Ainda esta semana, o deputado Ivan Naatz, que recentemente deixou o Partido Verde (PV) e ingressou no Partido Liberal (PL), foi oficializado como líder da Oposição na Assembleia. A indicação consta em ofício assinado por Naatz e pelo deputado Sargento Lima (PSL). A função estava vaga desde o começo da atual legislatura.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul