Reforma tributária pode ser votada nesta quinta-feira pelo Plenário da Câmara

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Áurea Arendartchuk

06/07/2023 - 06:07

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a discussão da reforma tributária deverá ser iniciada na tarde desta quarta-feira (5) e a votação do texto, em primeiro turno, será realizada à noite.

Alguns pontos do texto ainda estão sendo negociados com líderes partidários, governadores e prefeitos, sobretudo o papel do Conselho Federativo, órgão que teria a função de arrecadar e repassar os recursos aos entes federados.

A resistência dos governadores está diminuindo, e todos estão em busca de um texto que traga mais governança, transparência e tecnicidade ao conselho.

Investimentos

Lira ressaltou que o País é um dos maiores potenciais de investimentos internacionais que são freados por um sistema tributário que gera insegurança jurídica. Segundo ele, o sistema tributário atual é predatório e tem que ser modificado.
Caso seja aprovada na Câmara, a proposta vai para o Senado que pode alterá-la, e isso acontecer, o texto volta para a Câmara.

 

Presidente e diretor do Juventus falam sobre o clube em sessão do Legislativo jaraguaense

O presidente do Grêmio Esportivo Juventus Paulo Marcelino, e o diretor de marketing Marcelo Gonçalves de Freitas participaram, na terça-feira (4), da sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para apresentar aos parlamentares municipais algumas ações que o clube está desenvolvendo na cidade.

Durante a reunião, Marcelo Freitas destacou que a intenção do clube é se tornar uma referência na formação de atletas no estado. Além disso, ele detalhou as instalações do clube, que incluem o Estádio João Marcatto, com capacidade para 10 mil pessoas, um campo com medidas oficiais, gramado em ótimo estado, acesso Wi-Fi ao público, cadeiras cobertas e camarotes, salas das comissões equipadas com alta tecnologia, amplo estacionamento para 200 carros. Além do alojamento com ar-condicionado em todos os quartos, entre outras comodidades. O clube possui parcerias com outras instituições para a utilização de seis campos de treinamento.

Paulo Marcelino comentou que o clube atualmente disputa a série B do campeonato catarinense e enfatizou os esforços de reestruturação em andamento no clube e a busca por novos profissionais para contribuir com a entidade. O presidente também ressaltou a importância do Juventus para a cidade, destacando sua relevância histórica em Jaraguá do Sul. Ele revelou que o Grêmio Esportivo Juventus está finalizando um plano de ação para o próximo ano, que inclui metas financeiras e desportivas.

O diretor de marketing do Juventus Marcelo Gonçalves de Freitas e o presidente Paulo Marcelino (D) estiveram na Câmara na manhã de terça | Foto: Divulgação

 

Azedou

A relação entre o Novo e o PL em Santa Catarina azedou de vez. A curiosa e inesperada manobra de impeachment em Joinville, que uniu vereadores do PL, PT e MDB na tentativa de afastar o prefeito Adriano Silva (Novo), foi interpretada por lideranças novistas como uma declaração de guerra do PL contra o Novo. O pedido foi derrubado, mas pode ter comprometido as alianças que se construíam para as eleições de 2024 no estado.

Transporte

O vereador e presidente da Câmara de Guaramirim, Matias Tomczak (UB), pediu na sessão de terça que seja enviado um ofício ao Diretor da Viação Canarinho, Diego Bogo, a fim de convidá-lo para participar de sessão e prestar esclarecimentos sobre a situação do transporte coletivo na cidade. Foi sugerido o dia 18 de julho para o comparecimento. Segundo Tomczak, os vereadores querem saber como ficou o transporte público na cidade depois da pandemia, as linhas que antes existiam e que foram desativadas e motivo de não terem sido retomadas. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.