Primeira Escola do Legislativo da região é lançada em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

05/10/2023 - 06:10

 

Foi lançada no começo da semana a Escola do Legislativo Professor Balduino Raulino. Agora, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul se torna pioneira, na região do Vale do Itapocu, na área da Educação. A Escola do Legislativo terá o objetivo de fortalecer a democracia e oportunizar o aprimoramento e a qualificação dos parlamentares, servidores, lideranças comunitárias e políticas.

Além disso, buscará possibilitar a complementação dos estudos em todos os níveis de escolaridade, fornecendo conhecimentos básicos para o exercício das funções dos servidores, considerando suas lotações e atribuições.

O projeto de Lei é de autoria do presidente da Câmara, Luís Fernando Almeida e dos vereadores Ronnie Lux e Osmair Gadotti, todos do MDB. A Escola do Legislativo também terá a função de desenvolver, coordenar e executar programas e ações institucionais da Câmara Municipal, como o Programa Alunos no Legislativo, Programa Câmara Mirim, Programa Câmara Aberta, Programa Permanente de Visitação ao Legislativo, entre outros.

Para Luís Fernando Almeida, a missão da Escola será de grande importância para a sociedade jaraguaense e irá formar cidadãos para garantir os direitos de todos os moradores da cidade. Além disso, ele acredita que ela irá aproximar a população do Legislativo. O parlamentar também reafirmou que uma das primeiras ações da Escola será a formação dos servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A ideia é inclusive propiciar à população a oportunidade de desenvolver o curso de Libras. Então eu tenho certeza que a Escola do Legislativo irá desenvolver a sua missão”, destacou.

Nome

A Escola do Legislativo leva o nome de Balduino Raulino, importante político jaraguaense que foi vereador de 1989 a 1996 e presidente do Legislativo em 1990. Segundo Almeida, a homenagem se dá por conta de toda a contribuição dada por Raulino ao município. Foi professor e atuou por muito tempo na promoção da educação e da cultura na cidade. Faleceu em 6 de abril de 2023.

 

Homenagem à Teresa Rubini Nicoluzzi

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Alesc ontem para homenagear a fundadora e primeira presidente da Apae de Jaraguá do Sul, Teresa Maria Rubini Nicoluzzi. Ela faleceu na tarde de terça-feira, aos 81 anos.

Segundo Caropreso, Teresa Maria foi uma pessoa muito especial na história de Jaraguá do Sul. “Fica meu profundo respeito e admiração a essa mulher e a todos que fizeram parte da história da Apae. Ela representou esse valor do voluntariado, do envolvimento da comunidade e da classe empresarial, que é tão forte no município e que faz a cidade ser uma referência de qualidade de vida”, afirmou o deputado, que durante 33 anos foi médico voluntário na instituição.

Este ano, Dr Vicente entregou uma moção de aplauso pelos 50 anos da Apae de Jaraguá comemorados em julho, homenagem que contou com a participação de Teresa Maria.

Ministro do Turismo participa de encontro de lideranças em Jaraguá do Sul

O ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, estará em Jaraguá do Sul na próxima quinta-feira (12), quando participará de encontro de lideranças da região. No Encontro Empresarial da Acijs às 15 horas, o ministro apresentará o Fungetur – Fundo Geral de Turismo e detalhará as políticas públicas do governo federal para o setor. O Fungetur concentra recursos de orçamento específico para o financiamento de empreendimentos voltados ao desenvolvimento do turismo nacional.

O ministro será recepcionado pela Acijs, Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, com o objetivo de reunir prefeitos da região, autoridades, empresários e a comunidade em geral. A participação no evento é gratuita, mas somente mediante inscrição pelo site acijs.com.br.