Prefeitura de Jaraguá do Sul anuncia medidas contra o coronavírus

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

14/03/2020 - 06:03

Preocupada com a propagação do novo coronavírus no País e em Santa Catarina, a Prefeitura de Jaraguá do Sul vai adotar medidas de monitoramento da situação da doença no município.

A decisão foi tomada na sexta-feira (13) durante reunião convocada pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB) com a presença do secretariado.

A propagação no mundo do novo coronavírus, o Covid-19, levou a Organização Mundial de Saúde a decretar uma pandemia da doença. Em Santa Catarina os dois primeiros casos importados do novo coronavírus foram confirmados esta semana.

Na reunião realizada na sexta-feira no gabinete do prefeito Lunelli, foram deliberadas sobre as medidas que serão tomadas nesse momento. Em Jaraguá do Sul, dois casos suspeitos são investigados e quatro já foram descartados.

Três deles, entretanto, deram positivo para influenza.Entre as principais preocupações neste momento estão a população idosa e as pessoas que viajaram para cidades com grande índice de contágio.

Segundo a chefe de gabinete Emanuela Wolff, neste momento é importante não propagar as notícias falsas que circulam nas redes sociais e que podem gerar pânico, o que não contribui na busca por soluções.

Ela também destaca as medidas de higiene. “A melhor medida é sempre a prevenção. Lavar as mãos, manter os locais arejados, evitar aglomerações, ter uma boa alimentação. Quem estiver com sintomas gripais procure uma unidade de saúde e fique em casa durante o tratamento. Assim a gente vai diminuindo os riscos”, alerta Emanuela.

Segundo o secretário de Saúde Alceu Moretti, não há motivo para alarmismos, mas sim para prevenção. “Estamos atentos e monitorando a situação”, disse.

Jogos e eventos com idosos

Para manter as informações atualizadas sobre o coronavírus, sempre na segunda e quinta-feira à tarde, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá emitirá um boletim.

Também será suspensa a abertura dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti) que estava agendada para o dia 24 de abril, já que os idosos é que correm mais risco de ter o quadro agravado em caso de contágio.

Também será repassada a orientação para que os grupos de idosos dos bairros cancelem suas atividades nas próximas semanas até que se tenha mais clareza sobre como será o comportamento do vírus no município.

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul tem prestado orientações aos profissionais que atendem a população. Reunião com representantes dos hospitais e do setor empresarial também estão sendo realizadas.

A Prefeitura também deve distribuir mais de 2 mil cartazes e adesivos sobre as formas de prevenir doenças respiratórias como a Covid-19.

Decreto pretende conter avanço da doença

O governador do Estado Carlos Moisés (PSL) assinou decreto que estabelece medidas de emergência para conter o avanço do Covid-19.

O decreto institui uma série de medidas na administração pública e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, além da disposição de leitos e atendimento na rede privada, conforme a evolução do coronavírus no Estado.

Moisés convocou uma reunião do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC) para apoio à Secretaria de Estado da Saúde (SES), para este sábado (14), às 9h. A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), fez o chamamento das secretarias para atuar de forma integrada no combate e controle do vírus Covid-19.

O Estado tem 67 casos suspeitos da doença, dois confirmados e 32 já foram descartados.

CURTAS

Mais Médicos

O Ministério da Saúde voltou a abrir vagas no Programa Mais Médicos com objetivo de atuar no combate ao coronavírus em todo o país. Ao todo são cinco mil vagas com chamamento público, válida para atuação no período de um ano.

Santa Catarina tem 141 municípios aptos com 320 vagas. As novas vagas serão abertas a partir de segunda (16), apenas para médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). A Orientação do Ministério da Saúde é que todos os municípios constantes da relação de elegíveis deverão (no caso de interesse da gestão em permanecer no Programa) devem fazer a renovação da adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil e a confirmação das vagas disponíveis.

Duplicação

Por conta da duplicação da BR-280 no trecho urbano em Guaramirim, o vereador guaramirense Charles Longhi (MDB) solicitou respostas da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado sobre a presença das obras de artes no projeto, como o viaduto no acesso à SC-108 e passarelas.

Moradores de rua

Também em Guaramirim, vereador Ramon Castro (PSD), está preocupado com a crescente vinda de pessoas em situação de rua para a cidade. Castro pediu uma solução para a questão, como parcerias para o recebimento destas pessoas.

Evento

O PTB Mulher de Jaraguá do Sul fará um evento voltado às mulheres no dia 18 de março, às 19h, na Câmara de Vereadores. Será uma roda de conversa sobre a participação das mulheres na política, a força delas no processo eleitoral e democrático, direitos e deveres e o papel da mulher como agente transformador da sociedade. Já confirmaram presença, a presidente estadual do partido Andréia Sessim e lideranças locais ligadas ao PTB Mulher.

Reposição

Os vereadores jaraguaenses aprovaram em segundo turno de votação na quinta-feira (12), por unanimidade projeto de autoria da Mesa Diretora, a conceder a Revisão Geral Anual aos servidores e agentes políticos do Poder Legislativo a partir de 1º de abril, relativo ao período de abril de 2019 a março deste ano, correspondente ao percentual acumulado do INPC deste período. A proposta concede, também, o mesmo percentual sobre o auxílio-alimentação dos servidores públicos ativos. O mês de março fica estabelecido como a data base para os cálculos dos percentuais mencionados.

Polícia Militar

A Câmara de Vereadores de Jaraguá também aprovou na sessão de quinta-feira (12), reforço de crédito no Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo no valor de R$ 74 mil, para atender despesas com a transferência de recursos financeiros à Polícia Militar de Santa Catarina, para a manutenção do serviço de policiamento, inclusive o ostensivo e o de inteligência.

O repasse será feito por meio de recursos do Convênio de Radiopatrulha para a aquisição de dois fuzis, quatro espingardas, sete mil munições de tipos diferentes, 10 unidades de espargidor, 256 unidades de cartucho, cinco unidades de projétil, cinco unidades de granada e 13 unidades de granada, para uso do 14º Batalhão de Polícia Militar.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul